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Os recordes do Sertões


A KYM 590cc de Marc Coma (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Goiânia (GO) – A vistoria em Goiânia terminou às três da tarde e a maioria dos veículos que irão competir a 13a edição do Rally dos Sertões já está no parque fechado. A prova esse ano bateu o recorde de inscritos na categoria Cross-country, são 228 ente motos, carros e caminhões.

A categoria Caminhões, em especial, bateu outro recorde. São 16 gigantes competindo, marca que só perde para o rali Dakar, que já tem 75 caminhões inscritos para 2006 e encerrou o prazo para novas entradas quatro meses mais cedo que o esperado.

Na briga pelos recordes, André Azevedo pode ampliar ainda mais o número de vitórias. Já são cinco no Sertões, em carros e caminhões. Atrás dele está o irmão, Jean, com quatro vitórias nas motos.

Preparação – André Azevedo corre com navegador novo, Maykel Justo, parceiro desde o início do ano. “Em uma prova como essa é normal ficar ansioso, ainda mais que é a primeira vez dele no Sertões”, pondera o piloto. “Corremos juntos há dois meses, mas eu só cobro dele a nossa média. Corremos duas provas e vencemos todas”, brincou.

Justo é de São José dos Campos, no interior de São Paulo, e é “formado” nos raids de regularidade. “Faz um mês que estou ansioso, mas nem quero pensar na responsabilidade, o André é o atual campeão da prova. Ele é muito experiente e passa muita segurança”, disse o navegador.

Com a entrada do Sertões no calendário do campeonato mundial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), pilotos como Carlo de Gavardo, do Chile, e Marc Coma, espanhol vice-líder do mundial, vieram competir no maior rali da América Latina.

A briga agora ficou mais difícil para pilotos como Jean Azevedo e Joaquim Gouveia, o Juca Bala, vencedores das últimas edições da prova. “A entrada dos estrangeiros é melhor para todos os brasileiros. Mesmo vindo só dois pilotos, eles são muito rápidos e vão dar trabalho. Isso vai puxar o ritmo de todos os brasileiros”, disse Jean, que tem um interesse particular na disputa com Gavardo e Coma. “Eu sempre senti falta desse ritmo aqui no Brasil para poder treinar para o Dakar, a vinda deles também me beneficia nessa parte”, completou

Esse é o quinto Sertões do chileno, mas o primeiro que contará pontos para o mundial. Coma vem pela primeira vez, mas, segundo Azevedo, isso não será um ponto negativo para o piloto. “Como eles estão acostumados a rodar o mundo em diferentes tipos de prova, têm um poder de adaptação bem mais rápido. Logo eles vão se acostumar com o piso e a prova”, prevê o piloto tetracampeão do Sertões.

A equipe de apoio de Juca Bala irá prestar serviço para Marc Coma, que trouxe sua KTM 590 cc com motor radial e apenas um mecânico. “Coma irá usar a nossa estrutura. Resolvemos ajuda-lo porque chegar aqui pela primeira vez é igual estrear em um Dakar. Por mais que ele tenha experiência, aqui ela vai valer pouco”, disse Juca.

Moto BMW – Outra estrela sobre duas rodas da prova é a BMW R 1.200 cc, modelo HP2, com motor Boxer. A moto é um exemplar do modelo off-road da marca que será comercializado somente em setembro. O motor tem 4 cilindros dispostos em duplas com anglo de 180 graus, que possibilita mais estabilidade e maior potência em baixa rotação, ideal para trechos travados. A montadora alemã escolheu o Sertões como parte dos testes de desenvolvimento do produto.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa