Nesta sexta-feira (09/05), a equipe Oskalunga Brasil Telecom, única representante do país na Escócia, está começando a participação na primeira etapa da Raid Series. O principal objetivo dos quatro brasileiros é terminar a prova, que serve como seletiva para a Raid Gauloises 2004, maior corrida de aventura do mundo, com trajeto de 1000km, no Peru.
Esperamos concluir a etapa e, se possível, ficar entre os 20 primeiros, afirma Frederico Gall, um dos integrantes da Oskalunga. As dificuldades climáticas e geográficas com certeza influenciarão em nosso desempenho, acrescenta.
Além da prova na Escócia, serão disputadas outras quatro etapas da Raid Series em 2003: Itália/França; Estados Unidos; Espanha e Nova Caledônia (Oceania). Ao final, as 22 melhores equipes estarão garantidas no Raid Gauloises.
A partir desta sexta e até domingo, 50 conjuntos terão de percorrer 211km, em sete modalidades – trekking, mountain bike, canoagem, montanhismo, caiaque marinho, patins in-line e atividades com corda.
Diferentemente do formato das corridas de aventura brasileiras, na Raid Series os quatro componentes das equipes fazem um revezamento, de forma que três competem e um ajuda no apoio (dirigindo o automóvel, organizando equipamento e alimentos, etc).
O percurso é dividido em várias seções, às quais são atribuídos pontos de acordo com o tempo atingido pelas equipes em cada uma delas. Ao final da corrida soma-se os pontos para se chegar ao resultado.
O líder da Oskalunga BrT, Monclair Cammarota, está confiante. Treinamos forte para a competição e apesar de ser a primeira vez que disputaremos uma corrida nesse formato, enfrentar as melhores equipes do mundo só nos traz motivação, garante.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 9, 2003