A equipe Oskalunga (Brasil Telecom), do Distrito Federal, venceu a segunda etapa do Circuito Uruguaio de corridas de aventura, disputada neste fim de semana, em Punta Del Este. A prova teve cerca de 85 km de percurso e reuniu 20 equipes de países como Uruguai, Argentina e Brasil.
No total, participaram cinco equipes brasileiras. Os integrantes da Oskalunga, Bárbara Bonfin, 19 anos, Frederico Gall, 28, e Guilherme Pahl, 20, tiveram vários problemas ao longo do percurso, mas conseguiram completar a prova em 10h37min, apenas 15 minutos à frente da equipe Simaron, do Uruguai, considerada favorita ao título.
Segundo a atleta Bárbara Bonfin, os problemas começaram mesmo antes da largada. Eles esqueceram a bússola no ônibus, instrumento fundamental neste tipo de competição. “Fizemos a prova praticamente só contando com o mapa, pois a bússola que conseguimos de última hora era de baixa qualidade”, contou. Além disso, durante todo o percurso os atletas enfrentaram temperatura em torno de dois graus, ventos muito fortes e chuva, sendo obrigados a passar por áreas inundadas, o que aumentou muito o grau de dificuldade da competição.
Modalidades – No total, foram 12 km de trekking, 3 km de bike/run (os atletas de cada equipe se revezam no ciclismo e na corrida), 45 km de mountain bike, 16km de canoagem e 10km de costeira. Segundo os integrantes da equipe brasileira, o ponto forte foi a navegação. Eles conseguiram fazer caminhos alternativos, ganhando posições perante os adversários.
Para os brasileiros, a etapa mais difícil foi a de mountain bike. “Chovia muito e fazia muito frio. Andamos 2 km com água na cintura, carregando as bicicletas, e outros 7 km com água pelo joelho, empurrando as bikes. A competição foi muita dura, o percurso era bem difícil e os adversários fortes. Realmente, vencemos na raça”, declarou Bárbara.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 30, 2002