Foto: Pixabay

Pablo Bucciarelli assume a liderança do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Apoio dos filhos foi fundamental em seu retorno às corridas de aventura (foto: Divulgação)
Apoio dos filhos foi fundamental em seu retorno às corridas de aventura (foto: Divulgação)

O Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA) tem um novo líder na categoria Solo: Pablo Bucciarelli. O atleta venceu quase todas as provas que disputou em 2010 e conseguiu superar Erasmo Cardoso (Xikito) e Marcelo Sinoca na disputa pela primeira colocação. Ao todo, foram nove pódios e seis vitórias neste ano, três delas em provas de mais de 100 quilômetros, sendo uma internacional, a Conquista Tu Cumbre, nas montanhas de Córdoba, Argentina.

Apesar do desempenho impecável, Bucciarelli conta que seu caminho até o topo foi complicado. Depois de ter um ano cheio de problemas pessoais que o atrapalharam nas competições do esporte em 2009, o atleta precisou de muito apoio de seus filhos e amigos para superar o término do casamento e problemas financeiros.

“Foi no ano novo. Passei o réveillon acampado com meus filhos e senti uma energia boa e forte, como um chamado de volta às corridas”, disse o atleta. “Tinha apenas corrido uma vez como Solo, em 2009, mas não me dei bem. Errei muito e estava ainda passando por problemas pessoais, o que, na época, interferia no desempenho. As provas foram surgindo como forma de buscar um objetivo, de treinar, mas, a cada corrida, retomava a alegria de correr ou, simplesmente, de estar entre velhos amigos corredores de aventura, de volta às batalhas, de volta ao ‘perrengue’”, completou.

Início difícil, final arrasador – Como todo atleta que retorna ao esporte após um longo tempo parado, Bucciarelli precisou de algumas provas para se readaptar, já que não corrida há mais de dez meses. Segundo ele, a principal desafio foi encarar todo o percurso sozinho e conseguir entender os mapas de cada prova.

“Alguns momentos foram de dor e outros de dificuldade com o novo formato, sozinho, apenas eu e os mapas. Cometi erros, especialmente nos trechos de ‘rasga mato’. Ainda assim, fiquei feliz porque estava de volta, respirando ofegante, navegando concentrado, focado em fazer o meu melhor”, disse.

Todo o empenho de Pablo acabou culminando em um segundo semestre arrasador. Apoiado pelos filhos Caio e Manuela, de três e cinco anos, o corredor de aventura readquiriu seu bom momento após uma viagem ao Perú na trilha Inca que leva a Machupicchu, onde recebeu uma força dos “deuses”.

“Foi a realização de um sonho. Eu e meus filhos desfrutamos do momento mais sublime de nossas vidas. Captei a energia da natureza (‘Pacha Mama’, como dizem os Incas), e, assim, reuni forças para um segundo semestre vitorioso”, contou o atleta, que em seu retorno da viagem venceu as Expedição Terra de Gigantes, Chauás Translitoral 300 quilômetros e a Conquista Tu Cumbre, na Argentina, e também chegou ao topo do ranking.

Confira as principais conquistas de Pablo Bucciarelli em 2010
– Campeão da Expedição Chauás 2010 Translitoral 300 km
– Campeão da Conquista Tu Cumbre na Argentina em Córdoba na categoria Solo e Geral
– Campeão do Circuito Haka Expedition 2010 na categoria Solo
– Campeão do Circuito Hyundai 2010 na categoria Solo
– 4º lugar no Circuito Adventure Camp como navegador da equipe Lontra Radical, correndo na Categoria Quarteto Misto Elite/PRO

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 2, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure