Webventure

Pablo Bucciarelli e Terra de Gigantes superam clima adverso para conquistarem a segunda etapa do Haka Expedition


Atletas enfrentaram temperaturas que chegaram a 5ºC (foto: Divulgação/ Alexandre Janotti)

A cidade de Santo Antonio do Pinhal (SP) foi palco, no último fim de semana, da segunda etapa do Haka Expedition 2010. Debaixo de um clima frio, que apresentou temperaturas de até cinco graus, e também de bastante chuva, o atleta Pablo Bucciarelli ficou com o título na solo, enquanto a equipe Unimed Rio Terra de Gigantes conquistou a primeira colocação entre os quartetos.

Além do título por categoria, Bucciarelli foi também o mais rápido na geral. Depois de sofrer com um problema entre os PCs 10 e 11, onde sua embarcação naufragou fazendo com que o atleta precisasse percorrer 12 quilômetros a pé, o atleta precisou de muita força de vontade para superar Júnior Brou e José Reginato, segundo e terceiro colocados respectivamente.

“Pensei em abandonar, quase congelei. Mas decidi prosseguir. Felizmente, era meu dia, a orientação foi perfeita”, disse o atleta, que na maior parte do tempo ficou a frente dos outros competidores. “Administrei o resultado, sabia que, na corrida e na canoagem, iria melhor. Cheguei abrir uma hora, mas me pegaram na bicicleta”, contou.

Apesar das adversidades, o campeão da solo não foi o único a sofrer com o tempo gelado. Das 50 equipes que largaram para o percurso de 155 quilômetros na Serra da Mantiqueira, apenas 21 completaram a disputa, sendo 14 na categoria Solo. “Foi desgastante, mas, ao mesmo tempo, gratificante; fechamos o ano com chave de ouro. Os atletas ‘piraram’. O frio deu um ingrediente extra, o que fez com que muitos atletas desistissem. Foi um diferencial”, disse o organizador Leonardo Barbosa.

Segurança – Um dos pontos destacados por todos participantes foi a segurança da segunda etapa do Haka Expedition. Mesmo com o tempo frio e adversidades impostas pela chuva, que fizeram com que os atletas demorassem mais tempo para chegar até os PCs, nenhum participante teve maiores problemas.

“A corrida esteve sob controle o tempo inteiro. E o mais importante é que houve total confiança no evento por parte dos atletas e, graças a Deus, não houve incidentes. A ocorrência mais grave foi uma contratura muscular. Além disso, apenas um atleta teve princípio de hipotermia, mas recebeu total apoio da organização e se recuperou rapidamente”, disse Barbosa.

Um dos participantes que mais elogiou o evento foi o campeão da Solo. De acordo com Bucciarelli, que este ano competiu em diversas provas sendo campeão em seis delas, entre elas o Conquista Tu Cumbre, na Argentina, e o Chauás 300 km, a disputa foi uma das mais emocionantes.

“Foi sensacional uma das melhores provas de que participei neste ano. A tirolesa entre o Baú e o Bauzinho foi indescritível”, afirmou o primeiro colocado, lembrando da tirolesa de 135 metros de distância realizada por volta da 1h da madrugada.

Confira os resultados do Haka Expedition 155 km
– Solo
1) Pablo Bucciarelli
2) Júnior Brou
3) José Reginato

– Quartetos
1) Unimed Rio Terra de Gigantes
2) Curtlo Lobo Guará
3) Xingu Liofoods

– Duplas Mistas
1) Lebreiros Whipet
2) Lebreiros Galgo
3) Colibri

– Dupla Masculina
1) Irmãos Metrilhas
2) Advogado Aventureiros
3) Olho d’ Água

Este texto foi escrito por: Webventure