Webventure

Padre se prepara para disputar o MTB 12 Horas

São Paulo Quando não está na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu (RJ), rezando missa para os fiéis, padre Krzysztof Sopicki, mais conhecido como Cristovão, está nas trilhas da região de Guapemirim (RJ), onde mora, treinando para participar de competições de mountain bike. O próximo desafio dele será o MTB 12 Horas, a maior competição do gênero na América Latina que vai ser realizada dias 8 e 9 de novembro. Como o próprio nome diz, a corrida terá 12 horas de duração e vai ser disputada em trilhas e estradas de terra próximas ao Shopping SerrAzul, no quilômetro 72 da rodovia dos Bandeirantes, na região de Campinas (SP). Cerca de 500 atletas devem se inscrever para a competição.

A largada é à meia-noite de sábado para domingo e chegada ao meio-dia.
Para participar da prova, a rotina de Padre Critovão, um polonês de 44 anos, é de tirar o fôlego. Toda semana ele se reveza entre a batina e as trilhas. Chega a fazer uma missa por dia, administra uma loja de artigos religiosos e ainda arranja tempo para treinar em média duas horas diárias e percorrer cerca de 30 quilômetros de trilhas entre paus, pedras, buracos, subidas e descidas. “Preciso ganhar força para agüentar o pique dos competidores que participam do MTB 12 Horas, a maioria é pelo menos 20 anos mais jovens do que eu. Não tenho a pretensão de me igualar aos mais novos, mas é preciso ter um bom condicionamento físico para chegar ao final de uma prova como essa, que exige muito dos bikers”, diz o padre.

Cristóvão está no Brasil há 16 anos, mas na Polônia, desde a adolescência, já praticava ciclismo em estradas. “Hoje, por causa da minha idade, prefiro treinar e competir em trechos de subidas, como montanhas, que exigem resistência. Nos trechos de descida é preciso ter muita habilidade e técnica. São detalhes que os profissionais dominam com mais facilidade”, afirma . Esta é a quarta vez que o padre Cristovão participa do MTB 12 horas .No ano passado ele correu na categoria Solo (individual) e ficou em19º lugar, uma boa classificação já que era o mais velho dos 60 competidores da categoria.

Este ano padre Cristovão vai competir pela equipe Amazonas- Sundown, com quatro integrantes. “Optei em correr em equipe porque essa categoria exige menos esforço e podemos nos revezar, embora seja preciso ter mais velocidade para cumprir as voltas e não atrasar a entrega da bike aos outros integrantes do grupo”, diz. Como já virou tradição, pouco antes da largada do MTB 12 horas, padre Cristovão Sopiki subirá ao palco para fazer uma oracão aos competidores. Se for possível, levo a batina e faço uma missa também,” diz ele.

Programação

Dia 08/11 – Sábado
15h às 21h Entrega dos Kits
21h00 Reunião com os chefes de equipes e atletas solos da competição (Será desclassificada a equipe, dupla ou atleta solo que não estiver presente na reunião).
22h00 às 23h00 Alinhamento das bicicletas.
23h20 Chamada de todas as categorias para largada

Dia 09/11 – Domingo
00h00 Largada
01h00 Eleição da Garota MTB 12 horas
03h00 Show Musical
08h00 Show Musical
10h00 Show Musical
12h00 Final da Prova e premiação em seguida após a apuração dos resultados.

Informações no site: www.sampabikers.com.br ou pelo fone (11) 3045-2722

O MTB 12 horas é uma realização do Sampa Bikers com patrocínio da Reebok, Power Bar. Co-Patrocínio: Caloi. Apoio: ExpressWeb, Camelbak, Aventura e Ação, Adventure, Wet’nWild, Spec, Água Crystal, Rock Shox, Sram, Fox, By Roupas Esportivas, Wurth, Alfameq, Pedaços de Minas, Shopping SerrAzul, Scott, Castelo Trailer.

VipComm
Assessoria de Imprensa
PABX (11) 3865-5741/ 9605-9119
Email: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Claudia David