Webventure

Pai divide com filho de 4 anos a paixão pela bike


Amarildo e o filho Caio na segunda etapa da Copa Ametur. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)

Direto de Santa Luzia (MG) – “Ele acorda, quer ir pedalar, volta da escola e quer ir de novo. Se deixar, ele pedala até as dez da noite. Cansa até o pai”. É assim que Amarildo Ferreira descreve a paixão do pequeno Caio Henrique pela bike. Pai e filho, vindos do Rio de Janeiro, competiram na etapa da Copa Ametur PowerBar Reebok, disputada neste domingo: o primeiro, na Elite; e o segundo, na Zig Mirim.

Diferente do que se possa pensar, é Caio, de 4 anos, que insiste em pedalar desde pequeno. “Não é a gente que força, pelo contrário. A gente até tenta segurar um pouco ele, por causa do desgaste, mas não tem jeito. A energia dele é muito grande”, conta Amarildo, de olho em Caio: enquanto o pai dava entrevista, o pequeno não resistiu em pegar a bike para dar mais umas voltinhas por perto.

Caio compete desde o ano passado. O pai só começou no mountain bike com 18 para 19 anos, “já velho”, brinca ele, hoje com 28 anos. “Por isso acredito que o Caio vá ter muito mais potencial do que eu, pois desde pequenininho está se acostumando às trilhas, à bicicleta, vem aumentando a resistência e, quando chegar aos 18, vai estar muito melhor do que o pai”.

”Vamos apostar corrida?” – Amarildo compete na Ametur há 3 anos e o filho participa da competição desde 2002. Só deixou de vir a uma etapa porque estava resfriado e os pais não quiseram trazê-lo por conta disso. “A idéia de inscrevê-lo num campeonato surgiu porque, quando andávamos juntos, ele queria apostar corrida comigo. Então eu pensei: “vou levá-lo para apostar corrida com os amiguinhos da idade dele”, explica o pai.

“Espero que ele possa ser um futuro campeão e ter bons patrocínios. Agora o cliclismo no Brasil está começando a crescer, graças à mídia. Eu espero que ele tenha uma vida tranqüila no esporte”, finaliza Amarildo.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira