Sandro levou seu filho na expedição (foto: Sandro Ribas/ Arquivo Pessoal)
Em onze dias, 119 quilômetros de remada entre Pontal do Sul (PR) e Cananéia (SP). Esta foi a aventura proposta por Sandro Ribas a seu filho, João, de 15 anos, no mês de janeiro. A bordo de um caiaque oceânico duplo, sem contar com apoio, a dupla completou o objetivo e carrega do desafio muita experiência e contato com novas culturas.
Nosso objetivo era estar livre e solto, sem intervenção alguma. Ficamos dois anos planejando, estudando a fauna, flora e a meteorologia regional; todos os desafios que poderíamos encontrar pelo caminho, para adequar nossos equipamentos e preparação, explicou Ribas sobre a preparação pré-desafio. A escolha do local, passando por inúmeras vilas, foi de Sandro, por considerar uma região bem abrigada e um ambiente hibrido, ou seja, tem uma parte de mar bastante agitado, e tem a parte de canais e mangues.
Com o intuito de melhorar os laços familiares, Sandro optou pelo esporte de aventura para passar mais tempo com seu filho. Eu trabalho no mercado corporativo, e com a vida agitada, você acaba não tendo tempo para a família. No decorrer dos anos, o relacionamento familiar foi se deteriorando e quis achar um catalisador para resolver isso, e o esporte de aventura foi ele. Então, apostamos nisso, explicou.
Experiência – Apesar de jovem, com apenas 15 anos, João acumula experiências tanto na canoagem como no cicloturismo. Sobre a viagem com o pai, o garoto revela a gratidão dos momentos em família e do contato com outras culturas. Eu já tinha começado a remar desde os 13 anos, e a travessia foi bacana, pois aprendemos muito mais um com o outro. Tivemos contato com a população ribeirinha, e isso também foi uma grande lição, é um mundo diferente daqui, declarou o menino. Resgatamos os valores, não que não os temos, mas colocamos em segundo plano. É muito bom remar com o meu filho, ter esse contato cultural, completou Sandro.
A dupla também aproveitou a viagem para colocar em prática uma ação social, de incentivo e divulgação de um aquecedor solar de baixo custo. O objetivo da ação é de melhoria social, conservação de energia, economia e possíveis gerações de empregos.
Para os próximos anos, Sandro e João ampliaram as ideias e planejam uma nova viagem que poderá durar cerca de quatro anos. O projeto Remando um Caiaque Oceânico Pelo litoral do Brasil visa documentar roteiros diferenciados pelo litoral brasileiro. A viagem parte, novamente, de Pontal do Sul (PR).
As primeiras passagens já foram definidas pela dupla, que passará por Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba em São Paulo Paraty e Angra dos Reis; no Rio de Janeiro. Em 2012, João e Sandro pretendem realizar a travessia Copacabana-Santos.
Os planos para os anos seguintes ainda não foram definidos, mas Sandro adianta que em 2013 e 2014, realizarão uma travessia pelo litoral dos estados do Nordeste. Confira o vídeo da viagem:
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: outubro 15, 2010