Foram sorteados prêmios no final (foto: Cris Degani/ www.webventure.com.br)
Auditório cheio e muitas dúvidas sobre Ecoturismo: o que é isso na prática? Onde é melhor praticar? O Brasil tem bons lugares para isso? Quais equipamentos levar? Ir sozinho ou acompanhado? Como avaliar se a atividade de esporte é segura ou não?
Muitas perguntas e uma pessoa para responder: Jurandir Lima, colaborador do Webventure, fotógrafo e um dos maiores conhecedores de áreas naturais para visitação no país. A palestra As melhores práticas do Ecoturismo aconteceu ontem (27/10) no Circuito Webventure de Palestras, na Academia Competition, em São Paulo.
Jurandir falou sobre as regras de mínimo impacto em ambientes naturais, lembrando a conduta ética Leave no Trace. As normas seriam que planejamento é fundamental em qualquer tipo de viagem; a própria pessoa é responsável pela sua segurança; o visitante deve zelar pelas trilhas e locais de acampamento; não se pode fazer fogueiras sob risco de incêndio de toda região; deve-se respeitar os animais e plantas; deixar cada pedra, planta ou qualquer outra coisa em seu lugar; levar o lixo de volta e ser cortês com outros visitantes.
Responsável pela empresa Trilhas e Trilhas, que organiza atividades e viagens de ecoturismo e esportes de aventura, Jurandir argumentou com o público presente que o brasileiro não conhece as belezas naturais de seu país, limitando-se apenas às mais conhecidas, como Bonito, Fernando de Noronha, Pantanal e recentemente Lençóis Maranhenses e Jalapão: Temos destinos lindos como as Cachoeiras do Macacu, no Rio de Janeiro, que são muito acessíveis ao público paulista e carioca, e que possui mais de 70 cachoeiras catalogadas. Mas as pessoas querem conhecer aquilo que a mídia chama e não descobrir lugares novos, afirmou ele.
O palestrante também falou da importância dos equipamentos para levar na sua aventura: mochila com capacidade de 25 litros, tênis com sola anti-derrapante e roupas de secagem rápida (devido ao suor ou entrada de rios e cachoeiras). É importante lembrar que a roupa é um item de segurança também, que é melhor o uso de uma calça comprida e tênis numa caminhada que andar de bermuda, porque o tecido age como camada protetora no caso de acidentes e picadas de insetos, lembrou ele.
O uso de bonés, protetores solares e camisetas de manga comprida também são importantes, porque o sol age como inimigo nos passeios longos, seja na praia ou na montanha. Aliás, principalmente na montanha, salientou ele, quando as pessoas menosprezam a potência do sol, que é muito mais forte.
Jurandir sugeriu também que as pessoas montassem seu próprio kit de primeiros-socorros, com medicamentos de uso pessoal e mais alguns para o caso de pequenos cortes e machucados durante as trilhas, tais como: gaze, esparadrapo, atadura, curativo tipo band-aid, cotonete, e líquido para limpeza como soro fisiológico ou água oxigenada.
De acordo com cada pessoa (que deve consultar seu médico antes), é importante também a presença dos seguintes medicamentos: anti-histamínico (anti-alérgico), anti-térmico, analgésico, anti-inflamatório (pomada e comprimidos), colírio sem antibiótico, e pomada para queimaduras de sol.
Estar em dia com algumas vacinas também é importante, segundo Jurandir. Febre amarela, anti-hepatite A e as três doses da anti-tetânica são preventivas quanto à doenças que podemos estar sujeitos em alguns estados brasileiros.
Nos roteiros sugeridos de ecoturismo, o palestrante selecionou: Parque Nacional de Itatiaia (RJ/MG), Parna da Serra da Canastra (MG), Cachoeiras do Macacu (RJ), Pico dos Marins (em Delfim Moreira, SP), Pico da Bandeira (na Serra do Caparão, MG) e um roteiro especial: seguir o caminho que Guimarães Rosa traça em seu livro Grande Sertão Veredas, passando ao largo do Parna Grande Sertão Veredas.
Para quem quiser saber mais sobre os destinos de ecoturismo no Brasil, a dica é conhecer o Destino Aventura, que possui mais 70 destinos do Brasil e do mundo, como exclusivos guias de viagem. O endereço é www.destinoaventura.com.br.
Jurandir Lima é colaborador do Webventure da estação Aventura Brasil, com textos sobre os parques nacionais. Confira aqui a seção Parques Nacionais: www.zone.com.br/aventurabrasil.
Prêmios – Ao final da palestra foram sorteados squeezes e pochetes da Curtlo entre todos os participantes. Houve também uma sessão de mostra de imagens de vários lugares do Brasil. Quem acertou ganhou um rapel da Trilhas & Trilhas.
Próxima palestra – O Circuito de Palestras Webventure tem nova palestra em 24/11, com os montanhistas Vitor Negrete e Rodrigo Raineri.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani