Guilherme Bara durante a palestra. (foto: Jorge Nicola/Webventure)
Um exemplo de superação a todos. Essa foi a principal lição ensinada pelo deficiente visual Guilherme Bara, que é praticante de esportes de aventura, durante o terceiro encontro do Circuito Webventure de Palestras, realizado na noite de ontem, na academia Competition, na cidade de São Paulo, sobre o tema .Sentindo a natureza a prática da aventura relatada por um deficiente visual.
Privado do direito de enxergar há 12 anos, o palestrante tem no currículo participação até numa etapa da corrida de aventura Adventure Camp. Posso cair, mas vou levantar, explica Guilherme Bara, usando a frase que ilustra bem sua filosofia de vida.
Aos 26 anos, o administrador de empresas mostrou durante a palestra que durou cerca de uma hora que é capaz de superar grandes desafios, apesar de sua limitação em função da visão. E revelou a pessoas sem deficiências sua vontade de encarar a vida.
Sou um cara realizado e sinto que sirvo de exemplo para os outros, admite Guilherme, que também coordena dois projetos de administração pública: o Talentos especiais (que criou oficinas culturais inclusivas) e o Barracão (que aproveita o espaço das escolas de samba para oferecer opções de lazer à população).
Bem-humorado, o palestrante provou que lida com naturalidade com a falta de visão. E despertou a curiosidade dos presentes na Competition, localizada na rua Cincinato Braga, na região da avenida Paulista. Não faltaram perguntas sobre coragem, preconceito, e mudanças na vida após a deficiência.
Na aventura – Guilherme deu detalhes sobre a sensação que viveu durante sua participação na primeira etapa da Adventure Camp deste ano. A desvantagem foi a dificuldade que tive para locomoção. Mas senti muito mais a aventura do que uma pessoa que enxerga.
Durante o rafting, ele viveu uma situação curiosa. Os companheiros de equipe lembravam-lhe a todo instante quando era necessário abaixar, para fugir dos galhos, mas esqueciam de orientá-lo a voltar a levantar. E eu ficava abaixado, todo encolhido, contou.
Guilherme Bara encerrou a palestra com uma mensagem importante: O sentir é um processo importante para qualquer coisa na nossa vida. Essa é a característica que todos têm em comum.” Para saber mais sobre esse palestrante clique aqui.
Prêmios – Ao final da palestra foram sorteadas quatro cestas com produtos da Perdigão entre todos os participantes.
Volta – O Circuito Webventure de Palestras retornará no dia 30/6, com palestra com a equipe de corrida de aventura Mitsubishi Salomon Quasar Lontra.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola