Foto: Pixabay

Palestra sobre a Billings acontece nesta quinta

Redação Webventure/ Outros

Nesta quinta-feira (10/10), a coordenadora adjunta do programa Mata Atlântica do Instituto Socioambiental, Marussia Whateley, ministrará a palestra “Diagnóstico Participativo da Bacia Hidrográfica da Billings”. O evento faz parte do ciclo de palestras oferecidas pela Fundação SOS Mata Atlântica, às quintas-feiras.

Maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo, a Billings garante o abastecimento de cerca de um milhão de pessoas, quando tem capacidade para abastecer 4,5 milhões. Entre setembro de 1999 e novembro de 2000, o Instituto Socioambiental (ISA) elaborou um diagnóstico socioambiental participativo da Bacia Hidrográfica da Billings, que abrange seis municípios, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Paulo, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais locais.

Alguns dos dados apresentados mostram que a Billings perdeu 6,6% de sua cobertura vegetal nativa (Mata Atlântica), entre 1989 e 1999, fundamental à produção de água para o abastecimento público; o crescimento urbano neste período foi de 31,7%, sendo quase a metade em áreas com sérias restrições ambientais; a taxa de ocupação urbana na Billings passou de 11,8% em 1989 para 14,6% em 1999; e as invasões, apesar de identificadas pelo poder público, continuam.

Pode faltar água – Apesar do cenário sombrio, a Billings mantém mais de 50% da cobertura vegetal nativa intacta, mas, se for mantido o atual ritmo de destruição das áreas de mananciais, em breve faltará água. O conteúdo integral do diagnóstico foi reunido na publicação Billings 2000 – Ameaças e Perspectivas para o Maior Reservatório de Água da Região Metropolitana de São Paulo.

A paletra acontecerá na Rua Manoel da Nobrega, 456, em São Paulo, a partir das 20 horas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 9, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure