Palestra sobre mídia reuniu especialistas (foto: Divulgação/ Ana Laura)
O turismo de aventura cria muitas histórias, mas como essas histórias podem interessar aos jornalistas? Esse foi o tema da palestra Mestres da mídia que aconteceu na última sexta-feira (5), no Adventure Travel World Summit South America (ATWS-SA).
Jornalistas de veículos americanos conversaram com os empresários e apresentaram maneiras para aproveitar oportunidades de divulgação na imprensa. Veronica Stoddart, do jornal USA Today, falou sobre como os operadores de turismo podem aumentar suas chances de conseguir uma história. Pense como jornalista, ressalte a novidade e identifique o seu público. O jornalismo é uma atividade veloz e todos têm que entender que não perdemos tempo com coisas confusas ou que não chamam atenção, explica a jornalista.
O empresário Paulo Roberto Oliveira, da cidade de Brotas, acredita que a imprensa é importante, mas a cobertura brasileira do turismo é insuficiente. Ele vê a ATWS-AS como uma oportunidade para aprender. Eu anotei vários pontos que foram falados para poder melhorar meu site. São pequenos detalhes que a gente nem percebe que melhoram a maneira como a imprensa nos vê, afirma.
Visibilidade – As empresas de turismo de aventura enxergam a divulgação como peça fundamental na competição e procuram novas maneiras para se destacar no mercado. Para Molly Feltner, jornalista do site Smartertravel.com, as empresas brasileiras estão mais preparadas do que ela esperava, mas ainda existe a barreira da língua. Sites empresariais de outros países são mais preparados para o cliente de outro país. As empresas brasileiras devem traduzir seus conteúdos para inglês. Dessa forma ganhariam inúmeros clientes, disse Molly.
Outra dificuldade para a divulgação através da imprensa é a falta de percepção das particularidades de cada mídia. Eu sou jornalista online e recebo releases longos. Os usuários da internet querem matérias curtas e que despertem o seu interesse, apontou Molly Feltner.
Para Everett Potter, autor do primeiro guia independente de turismo do Brasil, as matérias de turismo de aventura evoluíram ao longo do tempo. Antigamente, os aspectos abordados eram apenas o esporte e o lugar. Hoje existem muitos componentes que são levados em conta no momento da redação como hotéis, o componente ecológico, a vista, entre outros. O impacto de uma coisa minúscula pode ser gigantesco se colocada no lugar certo”, ressalta Everett.
Este texto foi escrito por: Thiago Vetromille, especial para o Webventure