Pilotos aceleram para Palmas (TO) (foto: Gabriel Barbosa)
Após Goiânia, a capital do Tocantins recebe a 18ª edição do Rally dos Sertões com grande infraestrutura e com o status de uma das cidades mais seguras do país. Assim como Brasília, Palmas tem como característica principal o planejamento, desde as ruas até mesmo as áreas verdes na região, e foi a última do século XX a ser projetada.
A história de Palmas é recente. Fundada em 20 de maio de 1989 após a criação do Estado do Tocantins na Constituição de 88. No ano seguinte a sua fundação, já se tornou a capital do Estado e parte da população, em busca de trabalho, migrou para o centro. A cidade chega hoje com cerca de 200 mil habitantes e um crescimento econômico de mais de 8%, maior que o índice brasileiro.
Apesar do inverno entre junho e agosto, o turismo em Palmas é movimentado pelo período de praias fluviais. Além disso, pontos turísticos como o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, as cachoeiras de Taquaruçu e a Feira do Bosque são destaques naturais de Palmas.
Clima e relevo – O calor é predominante em grande parte da capital do Tocantins, com médias que ficam entre 22ºC e 36ºC nos meses mais quentes, principalmente em setembro; o máximo registrado foi 44ºC. O período de chuvas é bem distribuído, com alta concentração entre os meses de outubro até abril. O mês mais seco, geralmente, é julho.
A cidade está localizada em uma planície entre as serras do Carmo e do Lajeado, e o relevo, no geral, é caracterizado pelas escarpas.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: agosto 15, 2010