Palmeirinha e o francês Alain Guehennec (foto: Aifa RTF/ Divulgação)
O brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha, terminou a primeira etapa do Rally dos Faraós na terceira posição, a melhor de sua carreira no mundial. Único brasileiro competindo na categoria carros, o piloto tem a seu lado o navegador francês Alain Guehennec. Pela categoria motos, Jean Azevedo também fez uma boa prova e terminou a terça-feira na sexta colocação.
Palmeirinha ficou 17min48s atrás dos russos Sergey Shmakov e Konstantin Meshcheryakov, que garantiram a primeira colocação. Em segundo, ficou o francês Yvan Muller. A prova serve como preparação para o piloto brasileiro, que disputará o Dakar 2007. Palmeirinha compete com uma BMW X5, preparada pela equipe New Dimension X-Raid.
O rali aqui é bem grande, quase 3.000 km sendo 2500 de especiais, porém o dia de hoje foi extremamente sem graça, não mediu quase nada a pilotagem nem a navegação. Foram quase 350 km de um retão no meio de um deserto de terra batida ou areia firme e de vez em quando cruzávamos uma dunazinha e outras vezes passávamos por ondulacões, mas nada de muito técnico. Deu saudades das especiais do Sertões”, afirmou o brasileiro. Nesta quarta-feira, a especial terá 440 quilômetros, a mais longa da competição, entre as cidades de Baharija e Dakla.
Nas motos – Competindo pelas motos, o brasileiro Jean Azevedo ficou na sexta colocação no primeiro dia de prova. Foi uma prova bem rápida com algumas surpresas de ondulações nas dunas e que não exigiu muito da navegação, afirmou o piloto.
As três primeiras posições foram ocupadas por espanhóis: Jordi Viladoms, Marc Coma e Victor Rivera, respectivamente. Os pilotos percorreram 340 quilômetros entre Cairo e Baharija. Foi meu reencontro com o deserto. Desde janeiro, quando competi o Dakar, não andava mais nesse piso. Essa prova está servindo para entrar no ritmo do próximo Lisboa-Dakar, afirmou o piloto, que corre com uma KTM 660.
Há oito meses sem correr no deserto, alguns ajustes ainda estão feitos para um melhor desempenho na prova. Para esta etapa, o mecânico de Jean, Geraldo Lima, alterou a regulagem da suspensão. Percebi que a mudança melhorou o desempenho da máquina. Para a segunda etapa, vamos testar outro acerto e ver se melhora ainda mais a performance, afirmou Azevedo.
Confira a classificação dos três primeiros colocados em cada categoria
Motos
1) Jordi Viladoms
2) Marc Coma
3) Victor Rivera
Carros
1) Sergey Shmakov e Konstantin Meshcheryakov
2) Yvan Muller/Fabian Lurquin
3) Paulo Nobre/Alain Guehennec
Este texto foi escrito por: Webventure