Palmeirinha e Palu foram os mais rápidos. (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
atualizado em 2/8 às 15h18
Depois dos apuros vividos na Serra do Jalapão, dias atrás, o piloto Paulo Nobre, também conhecido como Palmeirinha, conseguiu hoje sua primeira vitória no Rally dos Sertões 2006. Ao lado do navegador Luiz Palu, o piloto colocou a BMW X3 na frente da concorrência entre os carros, no sexto dia de prova, de acordo com os resultados extra-oficiais.
Palmeirinha e Palu percorreram os 152 quilômetros cronometrados entre Barra e Seabra, na Bahia, com o tempo de 1h56min45. “Nos divertimos muito na etapa de hoje, que foi bem ao estilo das provas da Mitsubishi Cup. O negócio foi andar com o pé no porão o tempo todo”, afirma Palmeirinha.
Klever Kolberg e Eduardo Bampi acabaram em segundo (a 1min10), invertendo as posições em relação a ontem, quando Klever venceu e Palmeirinha ficou em segundo. Já Reinaldo Varela e Marcos Macedo obtiveram a terceira colocação na Bahia (a 2min39).
Os líderes do Sertões, João Antonio Franciosi e Rafael Capoani, finalizaram o percurso em quarto (a 9min34) e Felipe Bibas e Emerson Cavassin fecharam a relação dos cinco melhores no dia (a 9min36).
“A prova foi muito difícil para quem quebrou a tração dianteira”, afirma Franciosi, referindo-se a ele mesmo, que sofreu o problema ainda no km 70. “Só não foi pior porque não tinha muita areia nas trilhas”, acrescenta o piloto, animado apenas com a demonstração de superação que ele e Capoani deram.
Klever também cruzou a linha de chegada feliz com o que enfrentou. “Tinha vários tipos de piso e o Eduardo navegou muito bem”, comemora. “Ainda tivemos problemas com os instrumentos que controlam o turbo, então viemos mais devagar, para não forçar o motor.”
Recuperação – Depois de perder a liderança geral para Franciosi, Varela iniciou a tentativa de retornar ao primeiro posto acelerando forte hoje. Mesmo diante de muita serra, pedras e trilhas estreitas, ele conseguiu sete ultrapassagens. “Andamos tudo o que sabíamos no trecho”, admite. “Foi uma prova bonita, com belas paisagens.”
Ainda assim, Varela não foi capaz de tirar a vantagem do primeiro colocado. Após seis etapas, Franciosi soma o tempo de 21h52min38, com 2min44 de vantagem para Varela.
Marcos Baumgart, que ocupa a terceira colocação na classificação geral, teve um pneu furado em território baiano. “Hoje não fui muito bem, por causa de um pneu logo no início. Ficamos com medo de acelerar muito, para não furar outro, já que não tínhamos mais estepe”, justifica o piloto, que fez apenas o 13º tempo, a 18min07. “Isso me desconcentrou, mas o rali não acabou ainda e podem acontecer diversas coisas nesses últimos dias.”
Resultados da 6ª etapa nos carros
1) Paulo Nobre e Luiz Palu – 1h56min45
2) Klever Kolberg e Eduardo Bampi – a 1min10
3) Reinaldo Varela e Marcos Macedo – a 2min39
4) João Antonio Franciosi e Rafael Capoani – 9min34
5) Felipe Bibas e Emerson Cavassin – a 9min36
Classificação geral após seis etapas
1) João Antonio Franciosi e Rafael Capoani – 21h52min38
2) Reinaldo Varela e Marcos Macedo – a 2min44
3) Marcos Baumgart e Alberto Andreotti – a 57min14
4) Reinaldo Iglesias e Daniel Souza – a 2h06min52
Este texto foi escrito por: Webventure