Foto: Pixabay

Palmeirinha termina Por Las Pampas em 3º lugar; Jean Azevedo foi o 12º

Redação Webventure/ Offroad

Brasileiro pulou para o segundo lugar na classificação geral. (foto: Divulgação)
Brasileiro pulou para o segundo lugar na classificação geral. (foto: Divulgação)

O brasileiro Paulo Nobre, o Palmeirinha, conquistou a terceira colocação no conturbado e desorganizado Rally Por Las Pampas, válido como terceira etapa do Mundial de Rally Cross-country e disputado até a noite de ontem entre a Argentina e o Chile. Com o resultado, o piloto que corre com uma BMW X3 pulou para a vice-liderança na classificação geral.

Em meio a atrasos nas largadas, falta de segurança nas trilhas e retardo na divulgação dos resultados, a vitória entre os carros acabou com os franceses Luc Alphand e Gilles Picard, da Mitsubishi. A dupla já havia faturado o título do Las Pampas no ano passado. Antes de Palmeirinha e do navegador português Filipe Palmeiro ainda ficaram o argentino Orlando Terranova e o austríaco Lee Palmer, em segundo lugar.

Palmeirinha só não chegou em melhor colocação porque enfrentou uma série de problemas ao longo da prova. “Em dois dias seguidos, ficamos quase dez horas nas especiais, e dormindo cerca de três horas por noite”, relembra Palmeirinha, referindo-se à quinta e sexta etapas. “O rali virou uma maratona para nós, e só acabamos por causa da nossa determinação.”

Apesar de se aproximar da ponta na classificação geral, o brasileiro deixou o Por Las Pampas decepcionado com o que encontrou. “Foi uma prova dura e cansativa. Muitas vezes as especiais deixaram a desejar, com trechos de trial muito longos e que algumas vezes pareciam mais uma edição do Camel Trophy do que uma competição de cross-country”, analisa.

Uma das maiores provas da desorganização local foi o acidente com o francês David Casteu, que corre nas motos. De acordo com Palmeirinha, ele foi atingido por um caminhão numa área em que o rali cruzava com o trânsito local.

Palmeirinha já é o vice-líder do Mundial de Rally, com 16 pontos. Alphand surge em primeiro com quatro pontos a mais. A terceira posição é dividida por dois pilotos: Carlos Sainz e Ivar Tollefsen, que somam 15 pontos, cada.

Motos – Nas motos, o espanhol Marc Coma foi o grande vencedor. “Para mim foi tranqüilo, mas alguns concorrentes tiveram um final complicado. Estou feliz por vencer e por ter treinado para o próximo Dakar, em janeiro, na África”, disse. O norueguês Pal Ullevalseter foi o segundo e Jordi Viladoms ficou com a terceira colocação.

O brasileiro Jean Azevedo terminou a prova na 12ª colocação. “Com problemas mecânicos em dois dias da prova ficou mais difícil conseguir um lugar entre os ponteiros. Mesmo assim estou satisfeito em terminar inteiro e ter treinado nas dunas”, comentou o piloto, que volta a Atacama no fim do ano para os treinos antes do Dakar.

Resultados finais

Motos
1) Marc Coma 23h48min34s (Espanha)
2) Pal Ullevalseter 25h56min18s (Noruega)
3) Jordi Viladoms 26h41min50 (Espanha)
4) Francisco Lopes 26h50min (Chile)
5) Jacek Czachor 29h18min40s (Polônia)

Carros
1) Luc Alphand/ Gilles Picard 29h02min59 (França)
2) Orlando Terranova/ Lee Palmer 33h03min37s (Argentina/Austrália)
3) Paulo Nobre/ Fillipe Palmeiro 44h25min13s (Brasil/Portugal)
4) Andres Memi/ Daniel Trippar 52h46min36s (Argentina)
5) Jorge Latrach/ Americo Aliaga 55h18min25s (Chile)

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 6, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure