Novo carro de Palmeirinha (foto: Divulgação)
O piloto Paulo Nobre, mais conhecido como Palmeirinha, está contando os dias para o Rally dos Sertões. Após dois anos longe do maior rali do país, o brasileiro confirma presença na prova e irá pilotar uma BMW X3, mesmo modelo que correu o Rally Dakar de 2007 e o Sertões do mesmo ano.
“Estou super feliz de voltar a correr o Sertões depois de dois anos fora. Durante esse tempo, eu sempre tentei voltar e tive as minhas expectativas frustradas. No início de 2010 eu comecei a trabalhar numa possibilidade, mas não deu certo. Quando já tinha desencanado e estava me preparando para correr uma prova do Sulamericano no Peru, meu manager me ligou e disse que tinha uma surpresa. Com certeza fiquei muito satisfeito com a vinda da BMW”, contou Nobre.
O brasileiro chega para a principal prova off-road do país animado pelos resultados obtidos no exterior. Com uma BMW X5CC, ele foi quinto colocado no Rally do Marrocos (2006). Depois, ainda conseguiu o vice-campeonato no Rally do Egito, alcançando a terceira colocação de sua categoria na Copa do Mundo de Rally Cross-Country. Diante da boa fase e com o respaldo da equipe oficial da BMW, a New Dimention X-Raid, ele promete pensar alto no Sertões.
Palmeirinha estará ao lado do navegador Luiz Palu, com quem conquistou o 3º lugar do Mundial em 2006. “A principio o meu navegador seria o português Filipe Palmeiro, com quem corri os últimos anos de BMW, mas infelizmente, hoje ele está ligado a uma outra equipe que achou por bem não liberá-lo, o que eu, apesar de muito triste, entendo perfeitamente. Nessa situação, acabei pedindo a ajuda do Palú, com quem já andei de BMW algumas provas do Mundial e corri o Sertões em 2006. E ele, mesmo parado há alguns anos, deu um jeito de viabilizar sua participação no Sertões deste ano. O Palu, além de um grande amigo é um navegador experiente, um MacGyver na mecânica e é alguém com quem me sinto muito a vontade em fazer uma prova desta importância”, disse o piloto.
Histórico – Palmeirinha também terá a oportunidade de tentar quebrar a má sorte que o acompanha nos grandes ralis. Em 2006, ele estreou no Rally Dakar, mas um problema mecânico o tirou da competição, ainda no quarto dia da prova. No mesmo ano, foi segundo colocado no Rally dos Sertões.
Já em 2007, Palmeirinha voltou ao Dakar, tendo como navegador o português Filipe Palmeiro. Depois de disputar a primeira etapa do Mundial de Rally Cross-country, acabou se afastando da equipe BMW e ficou dois anos longe das competições. Mas, em 2009, ao lado do navegador Edu Paula, voltou a disputar provas no rali de velocidade, levando o título gaúcho, além de fazer a estreia no Mundial. Atualmente, corre nas provas do P-WRC.
Mais sobre o carro – BMW X3CC
Motor: 3.000 cilindradas, 6 cilindros, biturbo
Velocidade Máxima: 200 km/h
Câmbio: Seis marchas seqüencial
Embreagem: AP Racing
Diferencial: X-Trac
Sistema de freio: Seis pinças
Rodas: BBS
Pneus: BFGoodrich
Estepes: três
Suspensão: Independente nas quatro rodas
Peso vazio: 1900 kg
Tanque de combustível: 340 litros
Dimensões
Comprimento: 4650 mm
Largura: 2000 mm
Altura: 1850 mm
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 3, 2010