Paloma Cardoso na via final (foto: André Chaco)
A final feminina do Campeonato Brasileiro de Escalada, realizada nesta tarde, na Casa de Pedra, em São Paulo, não apresentou muitas surpresas. O título ficou com a favorita Paloma Cardoso, Personalidade Webventure, seguida por sua irmã Janine. O terceiro lugar foi da carioca Camilla Santos. Rosita Belinky, uma das favoritas a ganhar o título, terminou em décimo lugar.
A via feminina só diferiu da semifinal masculina de ontem por uma agarra. Segundo o route-setter Paulo Gil, da 90 Graus, foi uma via feita para as mulheres, utilizada pelos homens. Só Paloma chegou até o fim; Janine apenas tocou a última agarra.
Assim como Paloma já havia vencido a primeira etapa do campeonato, em abril, no Rio, o também paulista André Berezoski, conhecido como Belezinha, confirmou as expectativas, faturou outra etapa e seu primeiro título brasileiro. O segundo e terceiro lugares ficaram para Anderson Fagundes de Gouveia e César Augusto Grosso, respectivamente.
Nenhum competidor conseguiu encadenar a via (completar a escalada sem queda). Belezinha foi o que chegou mais perto, fazendo a oitava costura, das doze presentes na prova.
O gaúcho Thiago Balem, um dos favoritos pois havia sido vice-campeão no Rio, ficou com a quarta colocação. A via estava boa, bem elaborada, faltou um pouco de concentração da minha parte, desabafou. A premiação foi feita na própria Casa de Pedra, com direito a muita comemoração e descontração.
Este texto foi escrito por: Caroline d’Essen
Last modified: novembro 26, 2000