Webventure

Pan-americano de canoagem slalom começa nesta sexta


Atletas aprovaram percurso (foto: Divulgação)

O Campeonato Pan-americano de canoagem slalom começa hoje (16) em Foz do Iguaçu (PR). A competição reúne 197 atletas de 33 países, sendo que 11, dos 15 medalhistas olímpicos de Atenas estão disputando a prova. A competição é realizada no Canal das Águas Bravas, na Represa de Itaipu, junto à Usina Hidrelétrica.

Os atletas aprovaram o local das competições. Segundo o canadense David Ford, bicampeão mundial da modalidade (1999 e 2002), é preciso estar concentrado para percorrer o circuito e lutar pelo pódio. “A pista é bem técnica e a concentração é fundamental para não cometer nenhum erro durante a prova”, afirma.

Gustavo Selbach, 17 vezes campeão brasileiro da slalom e com duas Olimpíadas no currículo, afirma que a pista é muito rápida e que a competição será muito disputada. “A prova será uma ótima oportunidade para o treinamento dos atletas que participarão do mundial”, comentou Selbach. O mundial acontece entre 19 e 23 de setembro, também em Foz, quando serão definidos 60% dos atletas para as olimpíadas de Pequim.

Melhor da América Latina – O presidente da Confederação Internacional do Esporte, Jean Michael, também elogiou o percurso. “O circuito artificial de Foz é o único das Américas Central e Sul e trouxe o melhor do esporte para a cidade paranaense”, afirma. Já para Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, “até setembro, Foz do Iguaçu estará recebendo atletas e preparadores de todo o mundo, o que significa um incremento do turismo alternativo, no caso, esportivo”, comenta.

O circuito, localizado no Canal das Águas Bravas, faz parte do canal da piracema, que liga o reservatório de Itaipu ao Rio Paraná. Possui uma extensão de 430 metros e um desnível de 7,20 metros. Durante a construção, recebeu pedras retiradas das proximidades do mirante do vertedouro de Itaipu.

Este texto foi escrito por: Webventure