Foto: Pixabay

Pan-americano de Escalada reuniu sete países

Redação Webventure/ Montanhismo

Disputado na última semana, o Campeonato Pan-americano de Escalada Esportiva contou com a presença de atletas de sete países diferentes. Além dos venezuelanos, donos da casa, também estiveram na cidade de San Juan de los Morros representantes de Costa Rica, Colômbia, Equador, Chile, Brasil e Guatemala.

No total, a competição teve 36 escaladores – 13 na categoria Feminina e 23 na Masculina. O Brasil encerrou sua participação com duas medalhas de prata, com Janine Cardoso e André Berezoski, ambas na modalidade Dificuldade.

Ainda ocorreram provas nas modalidades Velocidade e Boulder. “Eu e o Belê ficamos muito perto do ouro”, afirmou Janine, em seu retorno a São Paulo. Tanto Janine quanto André completaram a via semifinal e final, porém acabaram perdendo o primeiro lugar para Francis Rodrigues e Manuel Escobar, respectivamente, porque tiveram pior desempenho na via classificatória.

“Eu tive que descer a três agarras do final da via sem estar tijolada, por causa do término do tempo de seis minutos estipulado”, contou Janine. “Já a Francis caiu ao tocar a última agarra da via tijolada, e ficou na frente na classificatória.”

A atual campeã brasileira contestou a forma como as vias foram montadas. “Fiquei um pouco insatisfeita por ter enfrentado uma via que não estava no limite das favoritas, causando um empate na final, tendo que recorrer ao resultado da classificatória. Em Copas do Mundo, as vias são gradativas, com finais bem difíceis para que a decisão ocorra aí.”

Revanche – Engasgados com os venezuelanos, Janine e André prometem o troco em breve. “Ficamos empolgados por enfrentar a Venezuela em Chamonix, em julho, na Copa do Mundo”, revelou a paulista.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 24, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure