Apoiado na experiência de 12 anos no deserto, Klever Kolberg, que repetirá com o francês Pascal Larroque a dupla que conquistou o segundo lugar na categoria Carros Maratona T1 no Dakar 99, terá à sua disposição dois tipos de pneus para instalar em seu Mitsubishi Pajero Evolution, de acordo com as características de cada trecho. O “luxo” pode definir o rali, acredita o brasileiro.
Ter dois tipos de pneus permitirá adaptar melhor o carro às variações do terreno. “Nós poderemos escolher entre o Scorpion Dakar e o Scorpion Zero, desenvolvidos especialmente pela Pirelli para as condições que enfrentaremos nesses 17 dias de deserto de pedras e de areia”, explica Klever. Na Pajero haverá ainda três estepes e mais 15 pneus sobressalentes nos caminhões que darão apoio à equipe BR Lubrax.
Tecnologia – Já nas motos, onde as tradicionais câmaras de ar são substituídas por uma mousse de borracha maciça, não se pode variar a calibragem dos pneus. Mas Juca Bala, que pilotará uma KTM 660, afirma que essa desvantagem é apenas teórica. “Na verdade, é uma ajuda significativa”, diz. “Nas motos não há espaço para levarmos um pneu estepe, mas esta câmara maciça praticamente elimina a possibilidade de furos.”
Juca também tem opções: “A Pirelli me forneceu dois modelos diferentes, o MT 18 e o Rally Cross. Com eles, posso modificar o comportamento da minha KTM de acordo com a necessidade de cada trecho.”
Trunfo – O caminhão Tatra T-815 da equipe, que será conduzido por André Azevedo e pelos checos Tomas Tomecek e Petr Vodak, disporá de apenas um tipo de pneu. Isso, porém, não desperta maiores preocupações, já que esses veículos têm um sistema de controle de calibragem interna dos pneus que permite variar a pressão mesmo em movimento.
“Esse sistema nos ajuda muito, já que não perdemos tempos parando para recalibrar os pneus e, no caso de um furo, podemos continuar andando enquanto mantemos um enchimento contínuo do pneu furado”, explicou André.
O Rally Paris-Dakar-Cairo começa amanhã. Além da BR Lubrax, o Brasil terá a equipe Hollywood Troller, da dupla Cacá Clauset e Amyr Klink, entre outros, correndo com carros nacionais.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 5, 2000