Exclusivo, da redação do Webventure – A idéia da organização do Dakar ao criar no regulamento item que proíbe que os caminhões atinjam mais de 150km/h tem dois propósitos claros na opinião do brasileiro André Azevedo: a segurança e permitir que os grandes veículos fiquem mais distantes dos carros.
Tenho certeza que essa medida aconteceu para tentar dar um pouco mais de segurança para nossa categoria, avalia o paulista, de 45 anos. Mas nos bastidores a impressão é que esse regulamento novo serviu para atender ao pedido dos carros, que sempre exigem que consigam ficar um pouco mais longe da gente.
Há muitos anos é comum a cena de carros muito mais velozes terem de andar por dezenas de quilômetros atrás de caminhões enquanto esperam por um espaço para ultrapassar. Como os caminhões já largam depois e ainda terão esse limitador, a tendência é que os encontros sejam mais escassos.
André foi o único piloto a representar o Brasil na categoria caminhões. Porém um problema no semi-eixo de seu Tatra obrigou-o a abandonar a prova.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola e Cris Degani
Last modified: janeiro 14, 2005