Assim como o atleta escolhe o calçado mais adequado para obter maior desempenho, o motorista ou o piloto deve escolher, entre os disponíveis no mercado, aquele pneu que apresenta um desempenho e
Características, permitindo melhor aproveitamento para o trabalho que ele vai destinar.
O veículo que vai trafegar no campo, na estrada de terra ou de barro, não deve utilizar pneus tipo passeio. O desenho dos pneus é portanto de fundamental importância no comportamento do veículo, representando 40% do seu desempenho e determina a capacidade de tração, frenagem e estabilidade direcional.
Na escolha, outro fator a ser avaliado é a medida ideal, pois este aspecto pode comprometer o desempenho ou ainda criar problemas com outros componentes mecânicos do veículo. Exemplo: pneus com diâmetro muito maior que o original, afetará diretamente o torque do motor, em virtude da alteração final da transmissão. Pneus muito largos interferem nas caixas de paralamas, obrigando o alargamento dos mesmos. Assim como aumentar sensivelmente o atrito com o solo desgastando prematuramente rolamento de rodas e munhões.
A escolha portanto deve ser orientada levando-se em conta o tipo de trabalho que habitualmente se realiza. Seguem abaixo sugestões para determinação do pneu ideal:
Desenho liso – para areia, dunas e estrada de asfalto com altas velocidades e seca;
Desenho médio – para pista limpa(asfalto, terra seca e pedras);
Desenho agressivo – para atoleiros com fundo mole ou duro, subidas íngremes e lisas, uso agrícola;
Diâmetro maior – facões, pedras, morrotes, tocos, etc;
Diâmetro médio – areia, dunas, estradas de terra firme e asfalto;
Pneus largos – areia, dunas e asfalto (em altas velocidades);
Pneus estreitos – atoleiros com fundo firme;
Calibragem baixa – para atoleiros, subidas íngremes em velocidade baixa;
Calibragem normal – estradas pavimentadas ou terra firme (em velocidades normais);
Calibragem alta – estradas cascalhadas ou trilhas com muitos tocos (em alta velocidade).
Não esqueça, utilize as regulagens, dimensões e os tipos certos de pneus na hora de enfrentar uma trilha e boa sorte !!!!!!!!!!!!
Este texto foi escrito por: Antônio Martins, especial para o Webventure Last modified: agosto 3, 2000
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Redação Webventure
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