Webventure

Para feras, via estava muito difícil na final carioca

“Um muro com 22 metros e a gente não conseguiu escalar nem 10 metros direito… dá um baixo astral”. Com essa frase Helmut Becker e Fábio Muniz resumiram o final de suas participações na primeira etapa do Ranking Carioca de dificuldade, encerrado ontem, durante o RopeShow, no Rio.

Fábio (Techni Point/Pous. 14 Bis/RRO/F. Ressolas) foi quem conseguiu ir mais longe na via preparada por Alexandre Portela e faturou o título, o que foi uma surpresa para ele mesmo. “Na última passada, antes de cair, eu achei que tinha errado. Pensei: ‘Nossa, o Helmut passou por aqui!’ Aí tentei de novo e caí. Fiquei na dúvida até me dizerem que eu tinha ido mais longe que ele”, conta.

Pauleira – O escalador admite que a via era difícil. “Ela estava muito específica. Nos sábado, claro, as agarras eram grandes e muitos endenaram. Para quem não tem habilidade, força nesse tipo de passada, ela exigiu muito”, diz o campeão. “Normalmente são três vias, a classificatória, a semifinal e a final… Neste evento houve só duas e uma muito diferente da outra. Tem que fazer um balanço do evento. Imagino que houve dificuldades porque o pessoal nunca trabalhou com algo tão grande e uma disputa tão rápida.”

A etapa começou na tarde de anteontem e cinco escaladores completaram a via; 12 passaram à final. Enquanto Fabinho e Helmut (DMM/Sterling Rope/Saltic), o vice-campeão, garantiram suas colocações, os demais escaladores voltaram à via para um desempate. O terceiro lugar acabou ficando com o petropolitano Fernando Motta.

Seleção – Agora todos se voltam para o Master Brasileiro, que vai definir os representantes do país nas competições internacionais da temporada, inclusive a Copa Sul-Americana, marcada para a Semana Santa, também durante o Rope Show. Segundo Helmut, “todo mundo vem se preparando há semanas para os eventos. Nestes próximos dias vamos fazer um treino mais leve só pra gente se recuperar e compensar a bagagem já adquirida.”

A presença de escaladores de outros estados, principalmente de São Paulo, promete esquentar a disputa. “Vai ser uma competição mais forte e equilibrada que o Carioca. Muita gente tem condição de ficar com o título”, analisa Helmut, o atual campeão.

O Rope Show é organizado pela Faro Entretenimento com patrocínio de UOL, co-patrocínio de Slavia e apoios da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Telemar, Rainha, AAEERJ e Proesportiva-CAP. Transmissão ao vivo no site: www.webventure.com.br/ropeshow

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira