Sandro Hoffmann em ação. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)
Tricampeão do Cerapió em Motos, o capixaba Sandro Hoffmann é considerado um sinônimo do enduro de regularidade atualmente. Ao 33 anos, dez dedicados a competições, ele coleciona ainda dois títulos no Brasileiro e um no Enduro da Independência, entre outras conquistas. Em entrevista ao Webventure, diz acreditar que esta terceira vitória no Cerapió o engrandece para a nova temporada e fala da vontade de disputar provas de velocidade, como o Sertões.
Webventure Qual é o impacto de um tricampeonato no Cerapió?
Sandro Hoffmann – O tri é um peso muito maior para o próximo ano, sempre terá alguém que quer bater um tricampeão. Ele título vai repercutir bastante em termos nacionais, vai engrandecer o piloto no Campeonato Brasileiro 2004, que começa agora. Na minha opinião, o Cerapió é a melhor prova na divulgação do campeão.
Webventure Esta edição foi mais dura e competitiva que as outras que você fez?
Hoffmann -Achei esta prova mais competitiva que nos outros anos, não mais dura. Nos outros anos o que decidia era a técnica do piloto. Neste ano precisamos ficar ligados o tempo todo à planilha. Um aspecto que me favoreceu foi a largada do segundo dia, em que havia uma trilha um pouco mais travada (a subida do Amparo) e eu larguei na frente, vencendo na geral.
Webventure Poupar o equipamento numa prova de três dias conta muito…Comente um pouco sobre a sua moto.
Hoffmann – Vim com um equipamento bem revisado. É uma Honda Tornado, uma moto campeã (2003) e com ela venci também no Teste de Velocidade. Ela está 40% mais forte que o modelo original, com as modificações que eu fiz lá no Espírito Santo. Isso me dá muito conforto na pilotagem, nos obstáculos, tenho quase motor sobrando pra isso. Em comparação ao modelo original, ela está como uma importada.
Webventure Quais serão suas principais provas em 2004?
Hoffmann – O Brasileiro de enduro de regularidade começa agora, de 6 a 8 de fevereiro acontece a primeira etapa. Serão 14 no total, mais o Capixaba – também com 14 etapas -, o Enduro da Independência, o Ibitipoca… praticamente uma prova a cada fim de semana.
Webventure Como você se sentiu nos testes de velocidade incluídos no Cerapió?
Hoffmann – No primeiro dia, era uma reta grande. Vim para o regularidade, não podia arriscar. Deixei correr solto, não acelerei e fiquei em sexto. No segundo dia, me animei um pouco, mas depois que eu acabei o trecho veio o medo, a pista era muito fechada e vi que era mesmo perigoso. No terceiro dia, larguei não para competir pelo melhor tempo, mas depois a trilha abriu, ficou segura, com muito roteiro e eu me empolguei.Não pensava que ficaria em primeiro, mas que melhoraria minha colocação. Acabei me dando bem.
Webventure Você tem planos de participar de uma prova nessa modalidade, como o Rally dos Sertões?
Hoffmann – O Sertões eu planejo fazer, mas é uma prova muito cara, não tive a oportunidade de fazer ainda. Se vier a Honda e quiser fazer um evento desses comigo, com certeza vai dar certo.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: janeiro 25, 2004