Piloto tem de mostrar conhecimento do carro. (foto: Maindru/Divulgação)
Exclusivo, da redação do Webventure – O piloto Klever Kolberg está completando em 2005 sua 18ª participação do Rali Dakar. Ainda assim, o brasileiro entende que não pode, em momento algum, se dizer pronto para encarar todos os desafios reservados principalmente durante as etapas realizadas no deserto.
“A principal lição que aprendi no Dakar é que vivo aprendendo. A cada ano enfrento situações diferentes, momentos novos e caminhos nunca antes enfrentados”, explica Klever, que compete neste ano com o Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras/Lubrax.
Segundo o piloto, nem os erros do passado podem ser esquecidos ou dados como superados. “Se não você acaba repetindo eles e fica ainda mais frustrado”, adverte. Do vasto aprendizado do rali de 2004 ficou a importância para a revisão de todas as peças.
“A manutenção e preparação dos veículos é fundamental. Acabamos deixando de lado a revisão de alguns componentes que nunca quebraram e aconteceu de eles quebrarem pela primeira vez no último Dakar, principalmente com o André Azevedo”, lembra Klever. “Em 2005 procuramos eliminar esses riscos.”
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola