Webventure

Para Laurent Maubrét, Rio Eco pode ter surpresas


Laurent Maubrét organizador da Rio Eco Adventure (foto: RodrigoHolanda)

Enquanto tudo caminha para a largada de segunda-feira da Rio Eco 2001, aproveitamos para bater um papo com o francês Laurent Maubrét, organizador da competição e o maior responsável pelo bom andamento do evento. Veja o que tem a dizer esse personagem que é considerado um dos melhores atletas de corridas de aventura no mundo:

“A Rio Eco Adventure é uma prova diferente, primeiramente por ser longa, em que os atletas terão de competir durante seis dias. É um evento internacional e dividido em etapas. Nosso objetivo não é somente passar uma mensagem do esporte em si, mas levar uma proposta para que as pessoas descubram as localidades em que estão passando, ou seja, descubram o Rio”.

“Uma prova contínua, de dois ou três dias, seria um ‘tour’, de cerca de 100km. Aqui, pode-se conhecer toda a região sul do estado, as montanhas, os rios, a região dos lagos e, o melhor, com chegada em uma cidade que se chama Rio de Janeiro, uma das mais bonitas do mundo. Trata-se de uma expedição, e não de uma prova comum”.

“O fato de pararmos ao final de cada dia é ótimo! Não quero esconder os atletas no meio do mato”

“Há ótimos atletas, o que eleva em muito o nível da competição. Várias equipes ainda não chegaram e, dentre elas, competidores experientes, como é o caso da equipe espanhola Xtreme Team (campeões do Salomon World Tour), além de equipes brasileiras que sempre chegam com bastante força. Os franceses da Ertips (campeões da Rio Eco 2000) estão em Piraí desde a sexta-feira”.

Laurent não quis arriscar um palpite e como argumento insistiu na idéia de que há muitas equipes conhecedoras do “assunto”. Vale ressaltar que numa corrida de aventura com cerca de 550 quilômetros, qualquer vacilo pode levar o líder da prova para as últimas colocações, ou mesmo desclassificá-lo. A largada para a primeira etapa acontece na segunda-feira, por volta das 8h, e você confere a cobertura on-line de todo o evento pelo Webventure.

Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda