Português acredita que quarta etapa será crucial (foto: Daniel Costa/ Webventure)
Direto de Mucugê (BA) – O comentário geral no acampamento da Claro Brasil Ride é a preocupação com a primeira etapa da prova, de 140 quilômetros distância inédita em uma etapa de bike em provas brasileiras. Mesmo assim a organização alerta para atenção já no prólogo deste domingo, que mesmo com 12,5 quilômetros, será um resumo do que as duplas irão enfrentar nos próximos dias.
Muitos estão preocupados com o segundo dia, mas para mim o vestibular desta prova será o prólogo. Lá que as duplas irão ver com quantos paus se faz uma canoa aqui na Chapada Diamantina, brinca Mario Roma, diretor de prova. Serão 12 quilômetros mostrando o que vai ter na prova toda, completa.
Responsável pela montagem do percurso, Flávio Ito Gonga explica o trecho: praticamente metade do percurso será dentro da cidade, e o resto em asfalto e trilhas ao redor de Mucugê. Esse minicircuito espelha bem o que vai acontecer nas etapas, com travessia de riachos, bastante areia, lajedos de pedra, cascalho solto e asfalto dentro de cidade.
Preocupações – Com experiência internacional em ultramaratonas, Mario Roma avisa que não é com os 140 quilômetros da primeira etapa que os competidores devem se preocupar. As pessoas estão muito assustadas com o segundo dia por causa da distância, mas não passa de um grande pedal. Pela minha experiência em provas como essa, eu ficaria mais preocupado com o quarto dia, por causa da areia e altimetria. Irá exigir muito da parte técnica, num momento em que pernas, ombros, braços e mãos já estarão bem cansados. Para mim é o dia crucial, avisa.
O prólogo tem largada ao meio dia no horário local (13hs em Brasília), e terá acompanhamento ao vivo no Webventure. São pouco mais de 12km contra o relógio, onde será decidida a ordem de largada para a primeira etapa da prova, desta segunda-feira.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa