Webventure

Para Ravelli, 12 Horas 2001 será definido de dia


Márcio Ravelli: preparado para o trabalho em equipe (foto: Débora de Cássia)

Em entrevista exclusiva ao Webventure, Márcio Ravelli, um dos principais nomes do mountain bike brasileiro, fala de suas expectativas para o 12 horas e da experiência de deixar de fazer a prova na categoria Solo (sozinho) para integrar uma equipe mista no time da Scott.

Webventure – Ravelli, quais são as suas expectativas para o MTB 12 horas 2001, que larga hoje à meia-noite?

Márcio Ravelli – Eu acredito que a minha equipe tem tudo para lutar pelas primeiras colocações. Estamos bem preparados, já treinamos o revezamento e a parte psicológica também está boa. Para mim, será uma prova diferente pelo fato de não estar mais correndo na categoria Solo, como fiz nos últimos dois anos, mas em uma equipe mista.

Webventure – E quais serão as principais diferenças entre essas categorias para você?

Ravelli – Na Solo, como você está sozinho, necessita de um grande controle psicológico. Esse é o maior diferencial e se dá melhor quem conseguir ter mais tranqüilidade para manter o ritmo. Já correndo em uma equipe, como é o meu caso este ano, a parte física passa a ter uma importância primordial, junto com o entrosamento do time.

Webventure – E o que será mais complicado de administrar?

Ravelli – Acho que é mesmo esta questão do entrosamento. É complicado saber que um erro seu pode tirar toda a equipe da competição. Todos devem cuidar para que o resto do time tenha um bom desenpenho. Um resultado favorável depende de todo mundo.

Webventure – O que você achou do circuito deste ano?

Ravelli – Nós já fomos treinar e eu achei muito bom. Não há muitas subidas e existem trechos bastante técnicos. É possível encontrar também alguns single trecks (trilhas muito fechadas, onde só é possível passar uma bike por vez), que devem exigir muito cuidado, principalmente à noite.

WebventureDepois de horas de pedal noturno, você acha que o forte sol irá desgastar muito os atletas?

Ravelli – Deverá desgastar um pouco, mas acredito que é melhor que seja no final da prova, ao contrário dos anos anteriores, em que a largada acontecia ao meia-dia. Você já está aquecido, com a parte psicológica mais resolvida. Eu acredito até que será com o nascer do sol que as equipes passarão a fazer melhores tempos. De noite, não dá para desenvolver muita velocidade. Por isso, para mim, a decisão do MTB 12 horas 2001 acontecerá de dia, com muito sol na cabeça.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia