
Tibagi (foto) se tornou a melhor opção para abrigar a etapa que antes seria no rio Macaé. (foto: CBCa)
A quinta e última etapa da Copa do Mundo de slalom será realizada neste fim de semana, em Tibagi (PR), no rio de mesmo nome (leia mais sobre ele). Vão competir no país as maiores feras da modalidade vindas de 21 países, além da seleção brasileira.
A etapa deveria acontecer no rio Macaé (RJ), mas foi transferida para Tibagi porque o rio fluminense não apresenta no momento o volume de água necessário para a realização de um campeonato neste nível.
Junto com a etapa internacional, acontece a primeira etapa do Circuito Petrobrás, competição esta destinada somente a atletas brasileiros e que vai premiar em dinheiro os melhores classificados.
Entenda a modalidade – O slalom é a descida de corredeiras com caiaque ou canoa. É uma modalidade olímpica e tem como principais categorias o K1 (“K” é para caiaque; esta é uma categoria individual), K2 (dupla), o C1 (“C” de canoa) e o C2.
Nesta modalidade, todos os atletas devem passar por uma série de “portas” espalhadas ao longo do trecho do rio (pista) que a prova compreende. Cada porta é composta por duas hastes paralelas penduradas num cabo de aço que passa sobre o rio. O espaço entre elas tem a largura de um remo e o canoísta não pode tocar nas balizas. Caso encoste, tem dois segundos de acréscimo em seu tempo. Se não passar por alguma porta, é penalizado com 50 segundos.
A dificuldade de cada porta varia de acordo com a cor: as balizas verdes devem ser ultrapassadas diretamente; já as vermelhas o canoísta deve ‘pular’ e voltar contra a corrente para passar por dentro dela. Vence a prova quem o fizer o trajeto perdendo menos tempo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 12, 2002