Webventure

Paranenses se classificam para Z-Games

Os curitibanos Diogo Ratacheski e Vanessa Valentim foram os campeões do Z-Trials, o “Aberto de Escalada Esportiva 2001”, que conta pontos para o ranking nacional e classifica os quatro primeiros colocados para o Z-Games, em março de 2002.

No masculino, Diogo surpreendeu os principais favoritos somando 137 pontos, seguido por Eduardo Mazza, 131 pontos, Anderson Gouvêa, vice-campeão brasileiro de dificuldade, 123 pontos. Entre os favoritos superados por Diogo estão César Augusto Grosso, 16 anos, quinto colocado com 109 pontos, atual campeão paulista de dificuldade e uma das grandes revelações do esporte; Leandro Antonio Braga, sexto colocado com 106 pontos, que surpreendeu ao sagrar-se campeão da primeira edição do “Z Games”; André Berezoski, nono colocado com 72 pontos, famoso por sua força explosiva, atual campeão brasileiro; e Carlos Bortoletto, 16 anos, décimo colocado com 71 pontos, vice-campeão paulista de dificuldade.

Feminino – No feminino, a paranaense Vanessa Valentim, atual campeã do Z-Games, marcou 90 pontos e provou estar em grande forma, superando Paloma Cardoso, melhor escaladora da América do Sul, segunda colocada com 71 pontos, e Kelly Cristina, terceira classificada com 51 pontos.

O muro de escalada é composto por duas torres independentes, conectadas na parte superior, formando um pórtico, ou ponte, com 10 m de largura e 7,5 m de altura, sendo que a torre principal tem 3,20 m de largura e consiste na parede para a competição de velocidade. A torre auxiliar, com 2m de largura, é a base para a via da competição de dificuldade, que atravessa a parte superior do pórtico.

Entenda a prova
Na escalada de dificuldade, os competidores fazem sua tentativa de escalada individualmente e obtêm pontuação mais alta aquele que mais progredir na parede. Os competidores podem fazer até três tentativas, sendo que vence aquele que primeiro completar a via até o final. Caso a via não seja completada após as três tentativas, que são eliminatórias, é vencedor aquele que acumular o maior número de pontos. O formato de três tentativas com eliminatória foi usado pela primeira vez no país.

Na competição de dificuldade, os fatores que contam no desempenho do atleta são força específica, resistência e técnica. O atleta precisa economizar energia para otimizar a escalada e manter-se mais tempo na parede.

Na escalada de velocidade, os atletas se confrontam um a um por um sistema de chaves de forma eliminatória, até a final. Vence quem chegar em primeiro ao topo do muro e apertar o botão disparador, que dispara um sinal luminoso e outro sonoro. Os quatro melhores colocados classificam-se como cabeças de chave para o “Z Games”.
A precisão de movimentos e capacidade de memorização são muito importantes para otimizar os movimentos e a força de cada competidor. É uma competição que exige muita força-resistência e explosão muscular, porque durante a escalada os atletas utilizam toda a capacidade explosiva de sua musculatura.

Classificação do Aberto de Escalada Esportiva

Masculino
1) Diogo Ratacheski, 137 pontos
2) Eduardo Mazza, 131
3) Anderson Gouveia, 123
4) Thiago Cucci, 119
5) Cesar Augusto Grosso, 109

Feminino
1) Vanessa Valetim, 90 pontos
2) Paloma Cardoso, 71
3) Kelly Vargas, 51
4) Ana Luisa Makino, 50
5) Gisele Ferraz, 50

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia