Felix saltará com um traje especial (foto: Divulgação/ Red Bull Photofiles)
O paraquedista Felix Baumgartner tentará algo completamente desafiador em abril. O austríaco saltará da estratosfera, de uma altura de mais de 35 mil metros, tentando bater o recorde mundial de 31,3 mil metros conquistado pelo ex-piloto da força aérea norte-americana Joseph Kittinger.
Kittinger, inclusive, faz parte da equipe do projeto Red Bull Stratos, que está em desenvolvimento há pelo menos três anos e é encarado como missão espacial. No desafio, Baumgartner alcançará velocidades supersônicas pela primeira vez na história, utilizando um traje especialmente desenvolvido para o salto.
Este será um verdadeiro passo rumo ao desconhecido. Ninguém pode prever, de fato, qual será a reação do corpo humano ao alcançar velocidades supersônicas, disse o paraquedista, que usará um balão de hélio, abrigado em uma cápsula pressurizada, para alcançar a altitude necessária.
Segundo Baumgartner, o projeto tem outros objetivos além da quebra do recorde mundial. Nossas descobertas serão importantes para o futuro dos programas espaciais, que precisam encontrar maneiras que tornem possível o escape de pilotos e astronautas em caso de emergências em grandes altitudes, explicou.
Feitos – Felix Baumgartner tem em seu currículo uma lista extensa de desafios, como o salto da Torre Taipei 101, em Kuala Lumpur. No Brasil, o paraquedista fez um base jump partindo do braço do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Além disso, o austríaco foi o primeiro homem a cruzar, em queda livre, o Canal da Mancha.
Este texto foi escrito por: Webventure