Foto: Pixabay

Paraquedistas quebram recordes de formação em queda livre

Redação Webventure/ Páraquedismo

Ao todo  41 atletas saltaram no céu de Taubaté (SP) (foto: Rick Neves)
Ao todo 41 atletas saltaram no céu de Taubaté (SP) (foto: Rick Neves)

Foram três dias de tentativas para estabelecer os recordes de queda livre das regiões Sudeste e Nordeste. No dia 6 de dezembro, atletas que vieram das duas regiões conseguiram bater as marcas ao formarem, com 30 e 11 paraquedistas, respectivamente, figuras no céu de Taubaté (SP).

A idéia do evento foi incentivar o esporte no Brasil, além de treinar para a tentativa de quebra do recorde nacional, que acontecerá em os dias 16 e 24 de abril de 2010, no Arizona (EUA). Neste período, 130 atletas saltarão no céu norte-americano para tentar bater a atual marca de 80 paraquedistas.

Segundo a idealizadora do evento, Carmem Pettená, as metas dos brasileiros não param por aí. “Outra ambição nossa em longo prazo é obter o recorde mundial, que atualmente pertence à Alemanha e contou com 200 pessoas. O resultado deste fim de semana foi grande e nos deixa ainda mais motivados”, disse Pettená.

Dificuldades – A maior dificuldade encontrada pelos paraquedistas foi se acostumar aos helicópteros cedidos pela Força Aérea, já que estavam habituados a saltarem de aviões.

A Base de Aviação do Exército da cidade paulista cedeu dois helicópteros Cougar, cada um com capacidade para 22 pessoas, e dois Pantera, que comportam nove pessoas cada. “A aviação do Exército é muito moderna, organizada e receptiva. Sem a ajuda que nos deram, não teríamos conseguido organizar uma ação de tão grande porte”, explicou o organizador Ricardo Pettená.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 8, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure