Foto: Pixabay

Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Redação Webventure/ Trekking

São quatro trilhas que levam o visitante aos diversos ecossistemas da Mata Atlântica e também a outros patrimônios do parque. Toda as trilhas partem do Núcleo Perequê. Escolha uma e bom proveito!

Trilha do Poço das Antas

Implantada no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Núcleo Perequê, a trilha que passa pela planície litorânea, o Rio Perequê e parta da mata que encobre as encostas dos morros.

A trilha é fácil dificuldade e tem 2,5 km de extensão, percorridos de forma bem tranqüila em 3h30 (ida e volta).

Trilha do Mangue

Trilha com 700 metros de extensão, de dificuldade média, que segue o percurso do Rio Perequê até a Praia do Pereirinha, onde se pode tomar um bom banho de mar.

Chamados de berçários dos oceanos , os mangues são ambientes onde mistura águas doce dos rios e salgada do mar cria uma vegetação diferenciada por espécies, como a Rizophora mangle, e uma fauna rica e diversificada.

Trilha do Morro das Almas

De fácil caminhada e com extensão de 2 km, essa trilha mostra como a vegetação vai se modificando da planície litorânea até a Serra do Mar. São 3h de caminhada, onde o visitante pode observar atrações como as bromélias.

Trilha do Sambaqui e Costão Rochoso

De dificuldade média, a trilha percorre o interior da floresta de encosta e os costões rochosos. Leva-se 1h30 para percorrer um 1km de passeio. Esta caminhada o visitante aos sambaquis (sítios arqueológicos) que ficam no meio da mata, em que se descobre fragmentos de ossos, conchas e outras objetos com milhares de ano.

Para visitar

As visitas podem ser feitas de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 16h50. Escolas e grupos podem agendar visitas para sábados, domingos e feriados. As visitas devem ser reservadas pelo telefone (0xx13) 851.1108/ 851.1163, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Como Chegar:
Rod. Régis Bittencourt (BR 116) até Pariquera-Açu. Estrada Pariquera-Cananéia (SP 226) até a base de apoio, que fica na cidade de Cananéia, na Av. Prof. Wladimir Besnard, s/n, Morro São João, de onde saem as embarcações do próprio parque levando os visitantes para o Núcleo Perequê, na Ilha do Cardoso.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 31, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure