Webventure

Parque Nacional de Brasília terá mais espécies nativas

Nesta sexta-feira (22), o Parque Nacional de Brasília fez o pré-lançamento do projeto de substituição de espécies exóticas por plantas nativas do cerrado na área da unidade. O evento fez parte das comemorações ao Dia da Árvore, celebrado ontem.

O projeto é uma parceria entre o parque e a Secretaria de Estado da Administração de Parques e Unidades de Conservação do Distrito Federal e prevê a troca de mudas entre as instituições.

Foram identificadas na área da administração da unidade 21 espécies diferentes, como a malvaviscus arboreus, típica do México, e a eucalyptus citriodora, da Austrália. Segundo a analista ambiental e coordenadora do projeto, Cristiane Horowitz, “as espécies exóticas podem invadir áreas nativas e prejudicar a preservação das espécies do cerrado”.

As mudas de árvores exóticas doadas pelo parque serão replantadas em áreas públicas do Distrito Federal, enquanto a secretaria fornecerá mudas de espécies do cerrado para plantio no parque. “Uma das grandes soluções para a administração das unidades de conservação é a busca de parcerias com instituições que estão próximas às unidades”, afirmou o coordenador do bioma cerrado da Diretoria de Ecossistemas do Ibama, Sérgio Colaço Carvalho.

Foram plantadas, simbolicamente, duas árvores nativas do cerrado, os ipês roxo e amarelo, no local onde se encontravam duas espécies chinesas. “A primeira parte do projeto prevê a substituição das espécies exóticas da área da administração e o enriquecimento de espécies nativas na área de uso público. É o primeiro passo de um grande projeto”, afirmou o chefe do parque nacional, Darlan Alcântara de Pádua.

Este texto foi escrito por: Webventure