Webventure

Parte alta do Itatiaia será reaberta parcialmente

O Parque Nacional do Itatiaia terá a parte alta parcialmente reaberta no próximo dia 1º de setembro, pouco mais de um mês após um incêndio de grandes proporções ter consumido 600 hectares desta área, que abriga, entre outros, o pico das Agulhas Negras (2.787m) e é a mais procurada pelos montanhistas. O acesso às Prateleiras, o mais atingido pelo fogo, vai continuar fechado.

A retomada da visitação será feita com regras mais rígidas, elaboradas por biólogos, guias e a administração do parque. Entre as normas está a necessidade de autorização prévia para entrar na área e o cadastramento dos guias, que passarão a usar tarjas coloridas de acordo com o destino do passeio. Será limitado o número de visitantes por destino, exceto a Pedra do Altar e cachoeira do Aiuruóca. Para o Agulhas Negras e a pedra do Couto, só poderão seguir 120 pessoas por dia. Aos funcionários do parque – 18, além dos quatro fiscais -, fica o desafio de conferir o cumprimento dessas regras, que valerão pelo menos até 31 de dezembro deste ano.

Parte baixa liberada – Local onde se concentram os hotéis, a sede do Parque, um museu e diversas cachoeiras, a parte baixa do Itatiaia permanece aberta ao público, sem maiores restrições.

Para entrar em contato com a administração do parque e tirar dúvidas, ligue para (24) 3352-1652 ou (24) 3352-1461 ou escreva para pnitatiaia@resenet.com.br

Saiba mais sobre o Parque Nacional do Itatiaia no Destino Aventura.

Este texto foi escrito por: Webventure