Webventure

Participantes do Eco-Challenge doam livros a crianças

Nadi (Ilhas Fiji) Os esportistas que vão disputar a maior corrida de aventura do mundo, o Eco-Challenge, nas Ilhas Fiji, no Pacífico Sul, estão tendo outra preocupação além do preparo físico e da checagem dos equipamentos antes da largada no dia 11 de outubro. A organização da prova se empenhou em desenvolver uma campanha social que visa a arrecadação de livros para as crianças carentes das áreas rurais da região. Competidores, organizadores, voluntários e jornalistas presentes ao evento levaram doações.

A Equipe EMA Brasil, representada por Alexandre Freitas, Eduardo Coelho, José Roberto Pupo e Carmem Silva, uma das três do país que vão correr o Eco-Challenge, fez a parte dela e embarcou livros didáticos na bagagem para as crianças de Fiji.

Todos os anos a organização do Eco-Challenge visa atender alguma necessidade do local onde é realizada a prova. A idéia de arrecadar os livros surgiu com a constatação da falta de material didático nas escolas das pequenas áreas rurais de Fiji. Os livros doados devem ser em inglês e compatível para crianças de 6 e 14 anos.

O Eco-Challenge 2002 acontecerá entre os dias 11 e 21 de outubro num percurso de 500 quilômetros, com oitenta equipes de 23 países diferentes. Além da EMA Brasil, AXN Atenah Brasil e Canon Quasar Lontra também representarão o país na prova.

Social no Brasil
Não é só a mais importante corrida de aventura do mundo que faz um trabalho social para ajudar a população carente do local onde é realizada a prova. A EMA (Expedição Mata Atlântica), que acontece anualmente no Brasil, também presta este serviço à comunidade desde a primeira edição, em 1998. “No Brasil nós também temos trabalhos sociais”, afirma Alexandre Freitas, que, além de competir em corridas de aventura pelo mundo, é organizador da EMA.

Os projetos sócio-ambientais têm como objetivo conscientizar todos os colaboradores e, principalmente, a comunidade que vive próxima ao roteiro da prova. Essas ações são definidas de acordo com as necessidades constatadas durante o levantamento do percurso. A próxima edição da EMA será em março de 2003 na região sudeste do país.

Veja o trabalho da EMA

1998 As equipes limparam trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar.

1999 Os competidores apresentam projetos sócio-ambientais com sugestões para o desenvolvimento auto-sustentável, recuperação ou revitalização das áreas e comunidades que estejam próximas de reservas florestais. A equipe Endurance teve o trabalho selecionado e a proposta consistia na criação de uma floresta virtual na internet onde cada árvore vendida e plantada geraria renda para desenvolver outros projetos sócio-ambientais.

2000 Todos os participantes fizeram trabalhos sócio-ambientais. Cada equipe doou 25 quilos de material escolar e cinco quilos de medicamentos para as comunidades. A organização produziu mais de 30.000 folders de divulgação dos parques e doou material de segurança para os mesmos. A população local recebeu também cobertores e barcos.

2001 As equipes competidoras doaram, cada uma, cinco quilos de medicamentos que foram encaminhados aos postos de saúde de três comunidades envolvidas. A organização fez palestra para a população mostrando a importância das coletas seletivas de lixo.

VipComm
Assessoria de Imprensa
Ricardo Ribeiro/Cláudia David / Ana Carolina Vieira
Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura
Pabx: (11) 3865-5741 / 3891-0751 / 9917-0056
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site na Internet: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira