Banda da cidade toca o hino nacional antes da largada (foto: Caroline d´Essen)
Passa Quatro (MG) – O Power Biker, prova que abre a Super Copa Reebok PowerBar, está sendo realizado neste fim de semana, na cidade de Passa Quatro, localizada no sul de Minas Gerais. Sem dúvida, a escolha do local foi um dos grandes responsáveis por uma prova tão bonita. A organização não poderia ter escolhido melhor lugar, a paisagem é incrível!, diz o atleta Ricardo Yuji, que visita a região pela primeira vez.
Além de ter sido privilegiada pela natureza, Passa Quatro também tem uma história muito interessante, a começar pelo próprio nome da cidade. Desde de 1674 o local passou a ser um ponto de passagem das bandeiras que procuravam ouro e pedras preciosas no estado de Minas Gerais. Numa das indicações deixadas pelos bandeirantes de como chegar ao lugarejo, sempre era enfatizada a parte na qual o destinatário deveria passar quatro vezes o rio verde que cortava o vale. Assim nasceu o nome da cidade.
Em 1888, foi elevada a município e, em 1941, considerada Estância Mineral, devido à presença de propriedades medicinais em suas águas. E não foi só nas águas que Passa Quatro foi privilegiada pela Mãe-Natureza. No município, que está localizado a 970m de altitude, está o maior pico do estado, a Pedra da Mina, com 2.770m. Outra atração é o Poço do Manacá e a Gruta das Andorinhas, que são pequenas grutas esculpidas pelo rio Passa Quatro.
O percurso da prova pode mostrar apenas uma parte das belezas naturais do município, mas já há atletas prometendo voltar para conferir com mais calma o paraíso.
Este texto foi escrito por: Caroline d´Essen
Last modified: maio 26, 2002