Webventure

Patrick Musimu, recordista de mergulho livre, é achado morto em casa


Patrick tinha 40 anos (foto: Divulgação)

Foi encontrado morto no último dia 22 o recordista mundial de apneia Patrick Musimu. Ele foi achado na piscina de sua casa, onde fazia um treino natação. Patrick nasceu no Congo, mas morava na Bélgica há vários anos. Ele tinha 40 anos de idade.

Patrick foi o primeiro homem a descer mais de 200 metros de profundidade apenas com o ar dos pulmões: em 2005, ele chegou a 209,6 metros no Mar Vermelho (Egito). O feito foi registrado em vídeo e virou o documentário The Ultimate Dive.

Em 2010, Patrick e a brasileira Karol Meyer bateram o recorde mundial de dupla, ao atingirem 121 metros no mar do Caribe. “Eu o conhecia há 11 anos. A ficha ainda não caiu, não consigo acreditar”, disse Karol ao Webventure.

Em 2006, Karol o trouxe ao Brasil para uma palestra sobre mergulho livre. “Ele era uma pessoa extremamente cautelosa, se preocupava com todos os detalhes antes dos mergulhos. Eu ainda não sei o que ocorreu, mas não dá para entender como foi acontecer”, disse. “Mas, volta e meia nós levamos um susto, porque este é um esporte de alto risco.”

“Ele era referência”, explica Karol. “Era a única pessoa que ainda fazia a compensação [de pressão nos ouvidos] com a água (deixando a água entrar nos seios da face e usando-a para compensar), o que é extremamente arriscado. Antes, a francesa Audrey Mestre fazia isso, mas ela também faleceu [em 2002, por outro motivo, leia aqui].”

“Exatamente por executar esse tipo de manobra de compensação, por ser cuidadoso com o equipamento e por ter passado a marca dos 200 metros numa época em que as pessoas achavam que isso era impossível, Patrick era considerado o mergulhador mais importante nesta modalidade”, disse a brasileira. “Perdemos o maior campeão de todos, um grande estudioso do assunto e um mergulhador extremamente cuidadoso.”

Este texto foi escrito por: Amanda Nero