Categoria Production não aceitará campeões. (foto: Donizetti Castilho / www.webventure.com.br)
Durante o Rally Haras Paulista, neste fim de semana, os pilotos e navegadores vão ter contato com o novo regulamento do Campeonato Paulista de Rally Cross-country. A maioria das mudanças foi feita para criar maior equilíbrio, característica que marcou a competição nos últimos anos.
A principal alteração no regulamento técnico acontecerá na categoria Production, que não permitirá mais a inscrição de pilotos que já conquistaram títulos estaduais ou nacionais. Com isso queremos consolidar essa classe como verdadeira porta de entrada de novos competidores no cross-country, explica Deco Muniz, que organiza o campeonato.
Já em Pindamonhangaba, palco da prova de abertura, a caravana do Paulista de Cross-country se dividirá em quatro categorias para carros: Production, Super Production, Pró e Protótipos/Força Livre. A Production ainda terá outra restrição: os carros com gerenciamento eletrônico nela inscritos só poderão usar um amortecedor por roda.
A tabela de penalidades também foi revisada, em razão das características do certame paulista. A planilha utilizará código de informações estabelecido pela FIA, como já acontece em provas do tipo do Rally dos Sertões. Haverá ainda uma categoria para caminhões.
Mais perto – Em 2007, as sedes do Paulista de Cross-country serão mais próximas da cidade de São Paulo. Tudo para diminuir os custos dos participantes com viagens, e atrair o maior número de veículos possível. Das oito etapas, sete serão realizadas em cidades a menos de 200 quilômetros da Capital a exceção é Ribeirão Preto.
Todas as etapas acontecerão em dois dias; na sexta ocorrem a vistoria técnica e o briefing, enquanto no sábado são disputadas as três baterias. O calendário foi pensado para não coincidir com datas do Brasileiro e da Mitsubishi Cup.
Este texto foi escrito por: Webventure