Diferente da primeira etapa que foi disputada na modalidade Dificuldade segunda prova será competida na Boulder (foto: Carlos Ximenes)
A segunda etapa do Ranking Paulista de Escalada Esportiva 2009, que acontece no dia 07 de novembro, na Academia 90 Graus (SP), terá mudanças para a prova. Diferente da primeira competição, que foi disputada na modalidade Dificuldade, a segunda e última etapa será disputada na modalidade Boulder. A organização espera a presença de cerca de 80 atletas.
Segundo o presidente da Associação Paulista de Escalada Esportiva (APEE), Ricardo Leizer, a mudança entre etapas foi planejada para nivelar o torneio. Dificuldade e Boulder são as duas modalidades predominantes, tanto praticadas pelos usuários dos ginásios, como nas competições nacionais e internacionais. Alguns atletas são bons em uma modalidade e não em outra, e por isso achamos justo que haja embates nas duas modalidades existentes, e, assim, todos terão chances iguais de se darem bem, explicou Leizer.
Conhecidas por serem sempre muito disputadas, as categorias participantes no torneio serão mantidas: Infantil e Juvenil, com atletas entre 5 e 16 anos, e Amador, para maiores de 16. A categoria Master foi cortada este ano, então a dificuldade das vias diminuiu. A categoria mais forte é a do Amador Masculino. Nesta categoria, alguns atletas se destacam, principalmente dos ginásios Casa de Pedra e 90 Graus, contou o presidente da APEE.
Montagem – Segundo Leizer, a preparação desta etapa será feita de maneira diferente, tentando, principalmente, assegurar a diversão dos competidores. Como não sabemos se o nível técnico das categorias é homogêneo, e temos quase certeza de que não é, faremos rodadas de duas vias, uma mais fácil e outra mais difícil, e assim garantiremos que todos os atletas possam se divertir e mandar pelo menos alguns problemas, disse.
Os route-setters escolhidos para montar as vias da competição foram o proprietário do ginásio 90 Graus, Paulo Gil, responsável pelas categorias Amador e Juvenil, e o professor de Educação Física e mentor da maioria dos alunos participantes, Denis Prado Ricardo, responsável pela Infantil.
Este texto foi escrito por: Caio Martins