Há menos de duas semanas do seu início, o Paulista de rafting, apoiado pela Webventure, já comemora o sucesso: até agora, 21 equipes foram inscritas, apenas uma a menos que o Brasileiro, disputado em julho passado. Todas são de São Paulo, divididas entre a capital, Brotas, Juquitiba e São Luís do Paraitinga. Entre os atletas estão bombeiros, massagista, campeões do Pan-Americano e aventureiros dispostos a arrebatar o título do primeiro campeonato, que será em Juquitiba, nos próximos dias 17 a 19.
O nome já diz tudo: Canoar Bombeiros de Guarapiranga. Acostumados com o risco, eles encaram as corredeiras classe II e III+ pela primeira vez como competidores. Renata Rosa, da equipe feminina Lilith, já enfrentou águas mais perigosas, participando da seletiva do Marlboro Adventure Team neste ano.
Experiência na água não falta ao time Canoar São Pólo, também identificável pelo nome. Seus integrantes foram medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em julho.
Mas em se tratando de rafting, os favoritos são os atuais campeões brasileiros Canoar Master e Canoar Irazul, respectivamente no masculino e no feminino. A Master, que esteve ainda no Mundial da África do Sul, tem novidades. O capitão José Roberto Pupo abandonou as competições para se dedicar à empresa. Como novo chefe de equipe foi escolhido Maurício Femille, o “Tatu”.
Equipes de outras operadoras de rafting também vão competir, tentando quebrar a hegemonia da Canoar. Já estão confirmados um time da Rio Abaixo e três da Mata’dentro.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira