São Luiz do Paraitinga (SP) – Disputas muito acirradas, força, surpresas, protestos. Estes foram os ingredientes da prova da modalidade sprint, realizada hoje na 1ª etapa do Campeonato Paulista de rafting, que conta com cobertura oficial do Webventure.Na sprint, os botes largam lado a lado no rio, vencendo aquele que chegar primeiro ao final do trecho estipulado.
Mesmo com um rio baixo, as baterias foram muito disputadas. Destaque para a Canoar Projeto Apó e a Montana Ápice, nas quartas-de-final. Os dois times ficaram lado a lado quase até a chegada, mas a Apó conseguiu, nos últimos metros, garantir a vitória.
Na quarta e última bateria, a favorita Canoar Master, quatro vezes campeã brasileira e bi no Paulista, e a equipe Canoar Marvado fizeram uma descida que levantou a torcida que acompanhava a prova nas margens do rio Paraibuna. A Master foi a primeira a cruzar a linha de chegada, mas ainda teria de esperar algumas horas para poder comemorar a vitória.
Remadas e cotoveladas – Logo na largada da final do sprint, um atleta de cada equipe (Léo, da Canoar Master, e Pernão, da Marvado) teria atingido o outro com “cotoveladas” na busca pela dianteira, conforme interpretação do comitê organizador. Este fato levou a Canoar Marvado a protestar o resultado final.
Depois de mais de uma hora, com a votação dos integrantes do comitê, decidiu-se que os dois competidores seriam eliminados do Paulista e que cada equipe ainda sofreria quarenta segundos de punição na classificação geral, a serem efetuados nas provas de amanhã. A vitória na prova de sprint, porém, continuou com Master.
Como não tem um atleta reserva para fazer as provas deste domingo, a Canoar Marvado decidiu abandonar o campeonato. “É uma pena esta desistência porque eles estavam remando bem, deixando a prova mais competitiva. Não é bom para o rafting que este tipo de incidente ocorra. Precisamos crescer juntos“, explicou José Roberto Pupo, proprietário da Canoar e um dos membros do comitê organizador, na reunião com os chefes de equipe durante esta noite.
Fogo é surpresa – Enquanto Master e Marvado discutiam as decisões do comitê e o resultado da prova, uma outra equipe só queria saber de comemorar: a Fogo na Bomba. Formada por um grupo de atletas com idade entre 15 e 18 anos e originário de Brotas (SP), o time foi para as quartas-de-final por repescagem. E conquistou o terceiro lugar na sprint. Eles, que já são considerados revelação no Brasileiro de 2000, mostram que vieram para este Paulista prontos para uma boa colocação.
Mulheres mostram força – As quatro equipes femininas que participam do Paulista esbanjaram força e técnicas para vencer as pedras e o rio baixo na prova de hoje. “A mão da gente chega a doer de tanta força no remo”, comentou Carol, a capitã da Canoar Aquática.
A equipe foi a campeã na modalidade, seguida pela Aventur´eiras, time do Rio de Janeiro convidado para a competição. A terceira colocação ficou com a equipe feminina da Ixion Geo, do Paraná, e a quarto lugar ficou com a Montana Irê, de São Luiz do Paraitinga.
O Webventure realiza esta cobertura on line e oficial com patrocínio de Ford e apoio de By.
Esta etapa do Campeonato Paulista de rafting é organizada pela Montana Rafting, com patrocínio de Bicho D´água e apoios de Webventure, Pousada Ápice e Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia