Equipe Aloha reunida antes da largada para a travessia. (foto: Camila Christianini / Webventure)
São Vicente (SP) – Com tempo nublado, pancadas de chuva e muitas ondas, o Paulistano, no masculino, e a New Cad-Água Marinha, na mista, foram os vencedores na decisão da primeira etapa do Circuito Brasileiro de canoa havaiana, encerrado ontem, na Ilha Porchat, em São Vicente. O desafio final foi uma travessia São Vicente-Ponta da Praia (Santos)-São Vicente para as três melhores equipes de cada categoria, classificadas nas provas rápidas dos dias 20 e 21 de abril.
A maior dificuldade para os competidores foi a saída para o local da largada da travessia. Eles tinham de cruzar a área de arrebentação das ondas e posicionar-se depois dela. A saída da classe mista coincidiu com uma série de ondas mais fortes, que assustaram os atletas. Mas a garra foi maior e, vencido o primeiro desafio, eles precisaram buscar apoio na resistência para remar mais de uma hora.
Foram cerca de 15 km da Ilha até um farol próximo à Ponta da Praia, que os times deviam contornar. Neste tipo de prova, vence quem escolher o melhor caminho e o “mais curto”, podendo aproveitar ondas na volta. Na ida, a dificuldade era a maré-contra.
Mista – Nesta definição da categoria Mista, em que era obrigatória a participação de três homens e três mulheres, participaram a New Cad, que foi a melhor colocada nas provas rápidas, a Vit Shop e a PBL. A New Cad ganhou reforço de última hora, com a canoísta Roberta Borsari (Personalidade Webventure) substituindo Luciana Pierry, que quebrou o pé durante a semana.
A Vit Shop contava, entre outros, com Ana Helena e Jefferson Libório, respectivamente campeões brasileiros de remo e canoagem oceânica. Na RBL estava Cláudia Paiva, irmã de Fábio e também canoísta experiente.
A travessia foi definida nos metros finais, com a New Cad aproveitando as ondas para ganhar velocidade e terminar em primeiro, com tempo de 1h04min42. A Vit Shop fez um caminho diferente e chegou apenas um minuto e meio atrás.
Masculino – As canoas remadas somente por homens tiveram a decisão mais emocionante do domingo. Participaram dela os times Clube Athletico Paulistano, de Fábio Paiva, campeão do circuito no ano passado, Smera e Rixka.
O Paulistano liderou com folga até mais da metade da prova, quando o Smera encontrou um gás extra e se aproximou. A equipe de São Paulo conseguiu a vantagem definitiva ao pegar uma onda e ganhar velocidade para entrar na praia. Mesmo assim, a diferença entre os dois times foi de apenas 37 segundos. Esta briga deve esquentar ainda mais na segunda etapa, que acontece em 8 e 9 de junho, em Bertioga (SP).
1ª etapa do Circuito Brasileiro de canoa havaiana – resultados
Categoria Mista
1) New Cad-Água Marinha (Santos-SP) – 1h04min42
2) Vit Shop (Santos-SP) – 1h06min12
3) PBL (Santos-SP) – 1h11min46
Masculino
1) Clube Athletico Paulistano (São Paulo-SP) – 58min02
2) Smera (Santos-SP) – 58min39
3) Rixka (Santos-SP) – 1h04min48
Este texto foi escrito por: Camila Christianini e Luciana de Oliveira
Last modified: abril 29, 2002