Webventure

Paulo e Helena Coelho partem para o Acampamento Intermediário do Everest


Acampamento Base do Everest (foto: Paulo Coelho)

Os montanhistas Paulo e Helena Coelho partiram na manhã de hoje para o Acampamento Intermediário, a 5.800 metros de altitude, no Everest. O destino da investida é o Campo 2, a 7.800 metros, onde o casal irá montar uma barraca que ficará lá até o fim da expedição. Esse é o início da aclimatação na montanha.

Entre os dois acampamentos, Paulo e Helena irão passar ainda pelo Acampamento Base Avançado (6.400), com previsão de chegada amanhã, depois o Colo Norte, a 7.000. Os brasileiros devem ficar sem comunicação com o Brasil até chegarem no local, no dia 29. “Temos informações ainda não confirmadas de que não conseguiremos sinal da rede GSM até o Colo Norte, pois os campos Intermediário e Base Avançado são no vale do Lhotse [quarta montanha mais alta do mundo, com 8.500m] e lá o sinal é rebatido pela montanha”, adiantou Helena.

Após a chegada no Campo 2, eles irão voltar para o Acampamento Base, a 5.200. Essa atitude é comum no processo de aclimatação á altitude, principalmente porque eles pretendem subir a montanha mais alta do mundo sem uso de oxigênio suplementar.

Após terminarem o processo, que deve durar dez dias entre subidas e descidas nos acampamentos, a aclimatação termina e eles estarão prontos para o ataque ao cume. Além de melhorarem a capacidade de transporte e absorção de oxigênio, a passagem por todos os acampamentos serve para a montagem das barracas já que o casal não usa o auxílio de Sherpas, os carregadores das montanhas. Apenas os Iaques, animais típicos da região, auxiliam no transporte do equipamento pesado até o Acampamento Intermediário. De lá para cima, fica tudo com os montanhistas.

Este texto foi escrito por: Webventure