
Helena e Paulo Coelho (foto: Arquivo Pessoal)
O casal de montanhistas brasileiros Paulo e Helena Coelho partiram ontem para a investida ao topo da montanha mais alta do mundo, o Everest (8.848 metros). Nesta temporada, Paulo e Helena são os únicos brasileiros na montanha. A dupla tenta escalar o Everest pela oitava vez, sem o uso de oxigênio suplementar.
Eles saíram do Acampamento Base (4.800 metros) às 5h da manhã (20h em Brasília) e agora encaram a jornada que deve ir até domingo. Se tudo sair como o planejado, a conquista do cume deve ser feita na madrugada de domingo para segunda, no horário brasileiro.
Para aclimatação, o casal chegou a 7.800 metros, altitude do último acampamento antes do ataque ao cume. Tentaram permanecer no Acampamento Base Avançado (6.400m) para descansar, mas preferiram descer ao Base (5.200m), para melhor recuperação.
Segundo sites que acompanham as expedições estrangeiras, cerca de 500 montanhistas já alcançaram o topo do Everest. A primeira janela de bom tempo foi próxima do dia 14 deste mês, porém a expedição do casal estava programada para subir após essa data. Segundo previsões da equipe brasileira de meteorologistas que ajuda Paulo e Helena, o vento deve permanecer forte no topo da montanha, com leve melhora apenas no domingo.
Paulo e Helena chegaram no Everest ainda no mês passado e desde então começou o processo de aclimatação. Foram um dos últimos grupos de montanhistas a chegar na base do Everest. Dias de mau tempo na montanha os obrigaram a ficarem no Acampamento Base, colhendo informações locais e outra enviadas por um grupo de meteorologistas brasileiros. Essa pode ser uma das últimas janelas de bom tempo da temporada.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: maio 23, 2007