
Helena e Paulo Coelho na temporada passada do Everest (foto: Arquivo pessoal/ Helena Coelho)
A temporada 2007 de escalada no Everest terá a representação de dois brasileiros. O casal Paulo e Helena embarcam amanhã para o Nepal e começarão a jornada até o acampamento base da maior montanha do mundo. É a oitava investida do casal para a montanha.
Ambos pretendem chegar aos 8.850 m sem o auxílio de garrafas de oxigênio suplementar nem ajuda de sherpas. Nosso objetivo continua sendo escalar o Everest com nosso meios próprios e sem auxílio de oxigênio ou guias locais, porque acreditamos em nosso preparo e temos capacidade física, técnica e psicológica para isso. Esta é a escalada verdadeiramente esportiva, porque é a montanha como ela é, explica Helena.
Em dez dias eles devem chegar ao acampamento base, a 5.200 metros. Só então começará o processo de aclimatação à altitude, que deve durar até meados de maio. Nesse período Paulo, de 55 anos, e Helena Coelho (54) irão realizar diversas subidas aos outros quatro acampamentos da montanha, e retornar até o base. Assim que estiverem aclimatados, começa a espera por uma janela de bom tempo na montanha, para então atacarem o cume.
Novidade – A organização dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 pretende levar a Tocha Olímpica para o topo do Everest nessa temporada. Para auxiliar a divulgação do feito, antenas de celular serão espalhadas ao longo do caminho o que permite comunicação também com todos os montanhistas do local.
Paulo e Helena irão levar dois celulares, com apoio da Nokia e da TIM, e poderão enviar boletins sobre o progresso na montanha, almém de receber informações de meteorologia para ajudar na investida ao cume com bom tempo e estabilidade climática. É um diferencial muito grande e um conforto saber que podemos contar com essa tecnologia, pois a informação é extremamente necessária na montanha, diz Paulo.
Acompanhe os boletins dos brasileiros no Everest no Webventure
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 13, 2007