Helena expôs algumas imagens de suas escaladas com Paulo na última Adventure Fair (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)
Poucos brasileiros conseguem realizar escaladas em alta montanha, ainda mais na região do Himalaia, onde estão os maiores picos. O casal Paulo e Helena Coelho está entre os privilegiados e vai dividir a experiência com o público na próxima quinta-feira (18/10), às 19h30, no Circuito Webventure de Palestras de Aventura, em São Paulo.
O planejamento que uma viagem dessas envolve, a preparação para encarar as grandes altitudes e a motivação para superar desafios são assuntos que eles vão abordar. A preocupação não é só com o sucesso da escalada: a idéia é causar o menor impacto ambiental possível, respeitando a população e a cultura local.
Além do relato das emoções dos desafios enfrentados, os alpinistas vão ilustrar as exposições com projeção de slides das viagens, mostrando um olhar sobre a geografia, a história e a cultura dos povos que habitam as fronteiras da majestosa Cordilheira.
Experiência – Paulo é físico e tem 49 anos; Helena, professora, tem 48 anos e é colunista do Webventure. Ambos são montanhistas há mais de vinte anos e já estiveram nos mais altos cumes da Cordilheira dos Andes: Aconcágua, Ojos del Salado, Huascarán, Illimani e outros. Também chegaram ao cume do Mont Blanc, na Europa, e do Kilimanjaro, na África. Trabalharam na Antártica como alpinistas de apoio ao “Programa Antártico Brasileiro”. No Himalaia, chegaram a 8.300m de altitude no Everest, o topo do mundo (8.848m).
Recentemente o casal foi premiado pelo Comitê Internacional de Fair Play, órgão da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) que abrange a ética esportiva em todo o mundo. O motivo foi o resgate de um alpinista português, no Everest, em 1999.
Para participar gratuitamente da palestra, clique aqui. A palestra acontece na academia Bio Ritmo do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2073, São Paulo). Este é a terceiro evento do Circuito, que já recebeu o navegador Júlio Fiadi, falando sobre a Antártica, e a Família Goldschmidt, narrando suas aventuras pela América.
Apoio: Bio Ritmo, Som Maior, Curtlo.
Idealização: Cristina Amaral.
Este texto foi escrito por: Webventure