Paticipante durante o passeio (foto: Amigos da Bike/ www.amigosdabike.com.br)
Sob sol escaldante, em Itupeva, cidade interior de São Paulo, precisamente no Shopping Serra Azul km 72, da Rodovia dos Bandeirantes, aconteceu o Pedal Ecológico realizado pelo Sampa Bikers. O evento teve a participação de mais de 200 ciclistas e mesmo com alguns imprevistos como o roubo de algumas placas sinalizadoras e a falta temporária de água, a pedalada não perdeu o brilho.
“O Pedal Ecológico foi um sucesso, tivemos mais de 200 participantes e para os próximos pedais iremos melhorar algumas falhas que sempre ocorrem como a água e a demarcação. Tivemos algumas plaquetinhas roubadas pelo pessoal local, mas isso não afetou o passeio. Somos bem perfeccionistas, gostamos de tudo bem redondinho, mas no geral foi tudo muito bem, muito tranqüilo , comentou Paulo de Tarso, presidente do Sampa Bikers.
Em meio a estradas rurais, o passeio contou com três diferentes níveis para todo o tipo de ciclista. O nível Iniciante, com percurso de aproximadamente 8 quilômetros, o nível Turismo, mais voltado para o público de nível intermediário com distância aproximada de 30 quilômetros, e para os bikers mais experientes e aguçados, o nível Avançado, com 40 quilômetros.
Para quem nunca ouviu falar em pedalada ecológica, a iniciativa foi criada há 14 anos pelo Sampa Bikers. Na verdade, estamos retornando com este tipo de pedalada. Na época, trabalhávamos na prefeitura de Itapecerica da Serra, mensalmente realizávamos este passeio, e hoje resolvemos voltar aqui no Serra Azul, que é um lugar legal e proporciona mais segurança”, diz Paulinho.
Para ele, este tipo de passeio atrai muitos bikers e fica inviável colocá-los em um circuito aberto com veículos transitando, principalmente os iniciantes. “Neste roteiro, elaborado aqui do Serra Azul, conseguimos concretizar três circuitos diferentes, um para os iniciantes, outro para os intermediários e o último para o pessoal mais pró, que deseja pedalar mais forte, explica.
Nesta nova edição, o Pedal Ecológico teve um gostinho de MTB 12 Horas. Para quem conhece o evento, as trilhas foram elaboradas no mesmo local, ou melhor, ao lado, compartilhando as fortes subidas e descidas do relevo da cidade. A diferenciação dos níveis ficou mesmo por conta da quilometragem percorrida. Mesmo com as diferentes distâncias e as subidas, cada ciclista pode imprimir o seu ritmo sem grandes complicações e todas as trilhas estavam bem sinalizadas com placas indicativas de cada nível.
O local foi escolhido pela estrutura que tem a oferecer, um nível de circuito excelente para todo o tipo de corredor, desde o iniciante até o avançado. Estas trilhas não possuem um nível técnico elevado, com isso, a idéia é difundir mais o próprio esporte trazendo gente nova para conhecer não apenas o percurso do MTB 12 Horas, mas o mountain bike em si, comentou Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira de mountain bike.
A princípio esta trilha estará funcionando somente para os hóspedes do Hotel Quality Resort, mas futuramente a idéia é abri-la para o público em geral, no entanto, para isso teremos que arrumar muita coisa para dar mais segurança para quem vier, comentou o presidente do Sampa Bikers.
Esta reportagem teve a colaboração dos Amigos da Bike. O Amigos da Bike é um site parceiro que tem informações sobre ciclismo e aborda todas as modalidades e tendências com notícias diárias, perfil de pilotos e atletas, cobertura fotográfica de campeonatos regionais e nacionais.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 21, 2006