Foto: Pixabay

Pedalando na Praia da Pipa

Redação Webventure/ Biking

Pipa alia natureza a uma infra-estrutura diversificada. (foto: Arquivo Sampa Bikers)
Pipa alia natureza a uma infra-estrutura diversificada. (foto: Arquivo Sampa Bikers)

Localizado no maior santuário ecológico do estado do Rio Grande do Norte, a praia da Pipa, uma aldeia de pescadores que mantém a tradição pesqueira, desponta como uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro. Localizada no município de Timbaú do Sul, a 85 km de Natal, entre bolsões da Mata Atlântica e uma seqüência de praias virgens, ela surpreende por sua beleza exuberante, caracterizada por praias com piscinas naturais, dunas, falésias coloridas, golfinhos e tartarugas.

Com uma infra-estrutura cheia de charme e conforto, possui pousadas, bares, lojinhas e restaurantes com gastronomia diversificada de nível internacional. É considerada um dos mais importantes pólos turísticos do Nordeste. O nome Pipa se deve à semelhança da Pedra Moleca a um barril, também chamado de pipa, tomado como ponto de referência pelos navegadores.

O dia começa cedo para os amantes do surfe. Outras atrações são passeios de barcos, banho de mar com golfinhos e tartarugas marinhas, caminhadas e pedaladas pelas trilhas da Mata Atlântica. O pôr-do-sol é um espetáculo à parte, o céu chega a brincar com as cores e o romântico nascer da lua pode ser apreciado do alto das dunas, prateando o mar.

De bike Em cima de uma mountain bike é possível desfrutar a deslumbrante paisagem da região de Pipa, percorrendo um gostoso circuito, passando pela cidade de Sibaúma. O início da pedalada é bem em frente ao Pipa Praia Shopping. Siga em direção a saída de Pipa e, atravessando o agitado e aconchegante centrinho, a 2 km está o Santuário Ecológico, onde é obrigatória uma parada para percorrer o delicioso single track que contorna o parque. O ponto alto deste trecho é a parada no Mirante das Tartarugas, onde é possível observá-las aos bandos na água.

De volta à estrada principal, siga em frente. Após uma gostosa descida chega-se ao trevo que leva até Sibaúma. Só que, antes, siga 700 metros à direita e vá até o mirante da Pousada Village Natureza, de onde é possível observar e até nadar com os golfinhos na praia.

De volta ao trevo, seguimos agora pela estrada de terra rumo a Sibaúma. O terreno arenoso dificulta a pedalada, principalmente próximo ao canavial. Mas passado esse trecho a coisa melhora, inclusive a paisagem fica mais bonita.

Quilombo – Depois de pouco mais de 10 km de pedalada, chega-se ao pequeno vilarejo, que no passado foi um quilombo. O local é bastante simples e a praia é maravilhosa. Depois de um refrescante mergulho e de uma água de côco gelada, o caminho de volta é por cima da falésia, por uma estrada muito usada pelos bugres. Em alguns trechos a areia é fofa, mas a maior parte é pedalável.

Outra opção é seguir pela praia por uns 4 km, se a maré estiver baixa. Seguindo por cima, a paisagem é bem mais bonita, às vezes de tirar o fôlego. Outro lugar de extrema beleza é o chapadão, um extenso planalto em cima da falésia. O passeio termina no ponto de partida em frente à Pipa Praia Shoping, após 20 km de pedaladas.

Como chegar
Pipa situa-se no município de Timbaú do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte. De Natal, siga pela BR-101 até Goianinha. Siga placas Timbaú do Sul e Pipa. O aeroporto Internacional Augusto Severo está localizado a 80 km da praia de Pipa.

Distâncias:
Pipa/Natal 85 km
Pipa/João Pessoa 125 km
Pipa/ Recife 265 km
Pipa/fortaleza 622 km

Sugestões do autor

Onde ficar
Pipa tem uma excelente infra-estrutura hoteleira, com todos os níveis de hospedagem. Nossas dicas:

  • Toca da Coruja (www.tocadacoruja.com.br , fone 84 246-2225);
  • Hotel Ponta do Madeiro (www.pontadomadeiro.com.br , fone 84 502-2377).

    Onde Comer
    Restaurante Cruzeiro do Pescador fone 84 246-2262

    Quem leva

  • Manray Ecotours (opera em todo o Nordeste) fone 84 219-2900 , www.manary.com.br ;
  • Sampa Bikers www.sampabikers.com.br

    Mais informações: www.pipa.com.br

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: fevereiro 5, 2004

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure